Mostra de Cinema Dziga Vertov

Em novembro, o Cineclube CAASO, em parceria com o Centro Cultural da USP São Carlos, apresenta a Mostra de Cinema Dziga Vertov.

Nela, o cinema se revela em seu potencial mais puro e radical. Entre a missão de documentar a realidade e o desejo de transformá-la, a verdade e a construção cinematográfica se entrelaçam como duas forças de uma mesma vanguarda.

Pioneiro soviético e teórico do cinema, Dziga Vertov foi um revolucionário da linguagem cinematográfica e um dos mais bem aclamados documentaristas de todos os tempos. Líder do grupo Kinoks, defendia que a câmera era capaz de criar uma nova percepção de mundo, com um potencial muito além do olho humano, que poderia desvendar a verdade do mundo moderno, rejeitando a ficção convencional em favor da montagem, de ângulos inovadores e da captura da vida real.

Os filmes A Sexta Parte do Mundo (1926), Um Homem com uma Câmera (1929) e Entusiasmo: Sinfonia de Donbass (1931) conduzem o espectador por essa travessia de ritmos, ângulos e montagens. Mais do que registros históricos, são manifestos visuais que constroem um novo modo de ver. Um convite a desaprender, pensar e se maravilhar com o poder da imagem em movimento.

As exibições de filmes no Centro Cultural têm o objetivo de fomentar o pensamento crítico e o desenvolvimento cultural dos estudantes e de toda a comunidade. Além disso, busca disseminar a cultura cinematográfica, estimular a pesquisa e o conhecimento, contribuindo para o enriquecimento permanente do ambiente universitário.

07/11/2025 – A Sexta Parte do Mundo
A Sexta Parte do Mundo, Шестая часть мира, URSS, 1926
Documentário, 73 minutos
Diretor: Dziga Vertov
Filme mudo, legendas em Português

14/11/2025 – Um Homem com uma Câmera, Человек с киноаппаратом, URSS, 1929
Documentário, 68 minutos
Diretor: Dziga Vertov
Filme mudo, legendas em Português

28/11/2025 – Entusiasmo: Sinfonia de Donbass, Энтузиазм: Симфония Донбасса, URSS, 1931
Documentário, 65 minutos
Diretor: Dziga Vertov
Áudio em Ucraniano e Russo, legendas em Português

Todas as sessões são totalmente gratuitas e acontecerão no auditório do Centro Cultural (Av. Dr. Carlos Botelho 1465), às 18h.
Classificação indicativa: 14 anos.

Por Centro Cultural – PUSP-SC

VEJA TAMBÉM ...