“Mostra USP Ecofalante” prorroga prazo para inscrição de atividades com debates socioambientais

“Mostra USP Ecofalante” será realizada entre 8 de setembro e 10 de outubro em todos os campi da USP com exibição de filmes seguida de debate e debates presenciais com filmes previamente disponibilizados on-line

Nove imagens relacionadas a cenas de filmes com temas socioambientais

Atividades da Mostra USP Ecofalante devem se basear em filmes selecionados por curadoria da SGA USP – Foto: Divulgação/Mostra Ecofalante

VIII Mostra USP Ecofalante e a Agenda 2030, promovida pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, prorrogou o prazo de inscrições para atividades que envolvam produções audiovisuais e a temática socioambiental com debates nos campi da Universidade. As propostas podem ser enviadas até o dia 29 de agosto pelo formulário on-line disponível neste link.

As ações deverão ocorrer entre 8 de setembro e 10 de outubro e podem incluir sessões presenciais com exibição de filmes seguidas de debate; debates presenciais com os filmes previamente disponibilizados on-line; e webinários de discussão a partir de filmes já disponíveis na internet. A iniciativa busca promover debates em que a Universidade discuta, com as comunidades interna e externa, importantes temas sobre a sustentabilidade em suas dimensões ambiental, social e econômica.

As atividades devem seguir um dos seis eixos temáticos: 1. Mulheres na Ciência, Diversidade e Jovens Lideranças; 2. Biodiversidade e Crise Climática; 3. Trabalho e Transição Justa; 4. Cidades Resilientes; 5. Povos Tradicionais e a Conservação das Florestas; 6. Saúde da Pessoa e do Planeta. Além disso, precisam se basear em um dos filmes da curadoria realizada pela SGA neste link.

Parceria com a USP

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece todos os anos desde 2012, é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais. É promovida pela OSC Ecofalante, que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Entre outras atividades, ela produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Todos os anos, a equipe de curadoria da Ecofalante faz uma rigorosa seleção de filmes destacados nos mais importantes festivais do mundo, com obras de qualidade cinematográfica que abordam temas socioambientais com independência e profundidade. A mostra tem parceria com diversas universidades e órgãos do governo.

Na USP, o evento é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a Universidade, consolidado em 2018 por meio da SGA, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). A USP promove uma programação paralela, com filmes que ficam disponíveis no site da Ecofalante durante determinado período, além de transmissões pelas redes sociais, no YouTube da SGA e exibições no Cinusp Paulo Emilio, além de debates sobre os filmes exibidos no evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ecofalanteusp@usp.br ou pelo telefone (16) 3315-4735

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...