Museu do ICMC promove torneio de Arcade Games com prêmios em dinheiro

Alunos, professores e funcionários da USP podem participar até o dia 30 de novembro; grande final será em março de 2026

 

De junho a novembro, venha desafiar os clássicos! Um novo jogo por mês, premiações em dinheiro e uma final épica em 2026! | Imagem: Museu da Computação

 

Jogar videogame, se divertir e ainda poder ganhar uma graninha? Parece brincadeira, mas é isso que propõe o Museu da Computação Prof. Odelar Leite Linhares, aos alunos, servidores e professores de toda a USP. Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o Museu acaba de lançar seu primeiro Torneio de Arcade Games Clássicos. A competição, que teve início no começo de junho, segue até 30 de novembro de 2025, com a grande final marcada para a primeira semana de aulas de 2026.

O primeiro jogo da competição é o icônico Donkey Kong, em que Mario precisa resgatar a princesa das garras de um gorila gigante. Em julho, será a vez de outro clássico que virou febre mundial ao ser lançado em 1980. Assim, a cada mês, os participantes serão convidados a revisitar o passado e reviver jogos que marcaram gerações ou a descobrir os primeiros passos da indústria dos videogames. O Museu está localizado no ICMC, em frente à sala 4-001, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

Donkey Kong é o jogo que abre a competição e cujo enredo envolve Mario em uma missão para resgatar a dama em perigo | Imagem: Museu da Computação

 

Ao final de cada mês, o melhor jogador será premiado com R$ 300 e garantirá vaga na final, que reunirá os seis campeões mensais. Na decisão, outro jogo surpresa será revelado. Os três primeiros colocados da final também receberão prêmios: R$ 300 para o segundo e terceiro lugares, e R$ 2.000 para o grande vencedor. O torneio é patrocinado pela Opus Software, empresa especializada em desenvolver soluções de tecnologia de alta performance.

De acordo com o curador do Museu Márcio Delamaro, o objetivo do torneio é atrair a comunidade para conhecer o Museu de Computação e valorizar seu acervo histórico. “Queremos que mais pessoas visitem o museu, interajam com os equipamentos e entendam como a tecnologia evoluiu ao longo das décadas. A competição é uma forma divertida e nostálgica de aproximar o público desse espaço”, afirma Delamaro, que também é professor do ICMC.

O Museu de Computação preserva uma rica coleção de calculadoras, computadores e dispositivos eletrônicos que marcaram época, oferecendo uma verdadeira viagem no tempo para quem deseja entender a história da computação.

 

O arcade resgata a nostalgia de uma época em que jogar videogame significava sair de casa, ir até uma loja e comprar fichas para se divertir | Imagem: Museu da Computação

 

Quer participar?

A disputa já começou e o jogo de junho está no ar. Visite o museu, pratique, desafie seus colegas e entre na corrida pelo título de campeão do arcade! A participação é gratuita e não demanda inscrições prévias.

 

O torneio busca despertar o interesse de alunos e funcionários da USP para o acervo do Museu, repleto de peças que contam a história da evolução da computação | Imagem: Museu da Computação

 

 

Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

Mais informações
O Museu de Computação Prof.Odelar Leite Linhares está localizado na Avenida Trabalhador São-Carlense, nº 400, Centro.
O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h
Dúvidas: museu@icmc.usp.br ou por telefone: 16 3373-9754
Acompanhe atualizações na página oficial do torneio: Coroa do Museu
Acesse o site do Museu: https://mc.icmc.usp.br/
Siga o Museu no instagram: @museu.icmc

 

VEJA TAMBÉM ...