Mudança no visual é uma das várias ações da Superintendência de Comunicação Social para aumentar o alcance das notícias sobre a Universidade
Principal veículo da USP na divulgação das ações e contribuições da comunidade acadêmica para a sociedade, com um alcance anual de cerca de 35 milhões de page views (páginas visualizadas em 2023), o Jornal da USP tem buscado aperfeiçoar sua presença digital e aumentar seu alcance implantando várias melhorias.
Uma delas é o novo visual da página inicial (homepage) do jornal, que já está disponível a partir desta quinta, 17 de outubro, no endereço jornal.usp.br. É possível conferir uma nova organização dos conteúdos num design mais limpo e divisão de blocos que ajudam na leitura de notícias. O novo projeto também é responsivo, ou seja, se adapta bem aos smartphones e tablets, que correspondem a mais da metade de acessos à publicação.
“O novo layout foi pensado para melhorar a experiência do usuário, considerando o acesso às informações e um novo tipo de organização para dar mais agilidade na navegação pelo celular e outras plataformas”, explica George Campos, especialista em tecnologia da informação na Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. As mudanças foram propostas a partir de diálogos entre a equipe de design e a equipe editorial da SCS.
O novo design dá destaque para a área de articulistas, que expõe artigos de professores e pesquisadores sobre temas da atualidade, abordados a partir de seu conhecimento e sua vivência nas mais variadas especialidades. Existem também três conteúdos em evidência, escolhidos a partir de reuniões de pauta pela sua relevância editorial.
Uma área com banners rotativos apresenta conteúdos especiais relacionados à Universidade, como o especial sobre os 90 anos da USP e os acessos à Rádio USP, Revista USP e à página de notícias em inglês USP News.
Num box específico, a área de artigos continua destacando colaborações voluntárias da comunidade USP, e outro de colunistas apresenta análises e opiniões que são veiculadas na Rádio USP.
Também estão na homepage informações sobre cursos, o Caderno de Cultura e Extensão, além dos podcasts produzidos pela equipe da SCS e do acesso às mídias sociais.
Todos os conteúdos continuam sendo atualizados diariamente com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade. Também há a produção da Rádio USP e do Canal USP que são veiculados pela página do jornal.
Ferramenta de acessibilidade
As ações para melhoria de recursos no Jornal da USP contam com a parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e uma das mais importantes já está disponível desde o mês de abril: a ferramenta de acessibilidade. “A demanda surgiu da gestão atual da SCS, que se empenhou nessa parceria para disponibilizar uma ferramenta importante para inclusão digital”, destaca Campos. Ele cita, por exemplo, as descrições de imagens para usuários com deficiência visual e diversas outras adaptações para leitores de tela, que ampliam o alcance do público.
A ferramenta, que fica no canto superior direito da tela, oferece recursos para o acesso do conteúdo do jornal para pessoas cegas, com baixa visão, com distúrbio de habilidades motoras, daltonismo, epilepsia, TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade], dislexia e deficiência. A iniciativa também teve apoio da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da Universidade.
Conteúdos em inglês
A página USP News e uma newsletter em inglês também estão entre as melhorias promovidas para a divulgação de notícias da Universidade. Elas vão levar conteúdos do Jornal da USP na língua inglesa para pesquisadores estrangeiros, universidades internacionais e pessoas cadastradas que queiram saber sobre pesquisas e ações da Universidade. A newsletter em inglês estará disponível a partir do dia 25 de outubro e para receber gratuitamente por e-mail basta se cadastrar clicando aqui.
As iniciativas, que nasceram da parceria entre a SCS, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), vão contribuir para fortalecer a reputação da USP internacionalmente e ajudar no destaque em rankings.
De acordo com Campos, a ideia é que outras melhorias e recursos sejam implementados para aumentar ainda mais a divulgação de informações e notícias sobre a Universidade. “Já estamos avaliando novos recursos para implementar no Jornal da USP e aumentar ainda mais a visibilidade dos conteúdos produzidos”, disse.
Por Thais Helena dos Santos – Jornal da USP