O mal-estar na cultura contemporânea: questões e desafios para a Universidade

A professora doutora Maria Arminda do Nascimento Arruda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP nesta quarta-feira, 24 de abril, onde abordará o tema O mal-estar na cultura contemporânea: questões e desafios para a Universidade. O evento será às 16 horas no anfiteatro térreo localizado no edifício Q1.

Sobre a palestra, informa que “a partir da caracterização dos princípios estruturadores da cultura moderna que definiram as balizas do nosso entendimento pretende-se refletir sobre a forma pela qual esses valores foram questionados na sociedade contemporânea. A partir desse problema, a exposição tratará do papel das universidades nesse cenário de profundas transformações do ideário da modernidade”.

Maria Arminda é Diretora da FFLCH-USP e membro da Comissão de Atividades Acadêmicas da USP. Atuou como Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP de 2010 a 2015. Tem vasta produção de artigos e capítulos de livros, além de orientações de mestrado e doutorado. Recebeu inúmeras distinções acadêmicas, entre elas o Prêmio Jabuti 2002 – Menção Honrosa e a Medalha Cultural Imperatriz Leopoldina do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 horas (Q16), que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente e a coordenação é dos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

Palestra
“O mal-estar na cultura contemporânea: questões e desafios para a Universidade”
24 de abril de 2019, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8272

VEJA TAMBÉM ...