Oficina “A imaginação como principal recurso para o ator” com Ney Piacentini

Inscrições abertas até 12/11 pelo formulário.

A oficina terá, como público-alvo, iniciantes e iniciados em interpretação, direção e dramaturgia, professores de artes e demais interessados em teatro e audiovisual. Idade mínima: 14 anos. Acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, das 19h às 22h (carga horária total de 6 horas), na Sala TUSP, no Centro Cultural da USP São Carlos, na Av. Carlos Botelho, 1465.

O critério de seleção das 30 vagas será determinado pela carta de interesse dos participantes e informado pelas redes sociais e e-mail dos participantes.

A imaginação como principal recurso para o ator é uma proposta de oficina de formação baseada na metodologia estabelecida por Ney Piacentini, a partir dos ensinamentos de reconhecidos pedagogos teatrais como Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Viola Spolin, Augusto Boal, e demais articuladores cênicos. Todas as atividades desta oficina visarão estimular o imaginário dos participantes.

Ney Piacentini possui 45 anos de teatro e interpretou mais de 65 espetáculos em sua trajetória. Tem Pós-Doutorado (UNESP) e doutorado e mestrado (USP), em pesquisas sobre o trabalho do ator. Publicou os livros (Des)aprendizagens – textos sobre atuação; O ator dialético: vinte anos de aprendizado na companhia do latão; Eugênio Kusnet: do ator ao professor e Stanislavski revivido (Org. com Paulo Fávari). É um dos fundadores da Companhia do Latão desde 1997, assim como criou o Núcleo Rodateatro em 2016. Indicado a diversos prêmios, tomou parte do conjunto que venceu o Prêmio Questão de Crítica – RJ 2013 de melhor elenco com O Patrão Cordial (Cia do Latão), sendo também contemplado pelo Prêmio Cooperativa Paulista em 2013 pela sua contribuição ao teatro do Estado de São Paulo.

 

Por TUSP São Carlos

VEJA TAMBÉM ...