Inscrições abertas até 12/11 pelo formulário.
A oficina terá, como público-alvo, iniciantes e iniciados em interpretação, direção e dramaturgia, professores de artes e demais interessados em teatro e audiovisual. Idade mínima: 14 anos. Acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, das 19h às 22h (carga horária total de 6 horas), na Sala TUSP, no Centro Cultural da USP São Carlos, na Av. Carlos Botelho, 1465.
O critério de seleção das 30 vagas será determinado pela carta de interesse dos participantes e informado pelas redes sociais e e-mail dos participantes.
A imaginação como principal recurso para o ator é uma proposta de oficina de formação baseada na metodologia estabelecida por Ney Piacentini, a partir dos ensinamentos de reconhecidos pedagogos teatrais como Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Viola Spolin, Augusto Boal, e demais articuladores cênicos. Todas as atividades desta oficina visarão estimular o imaginário dos participantes.
Ney Piacentini possui 45 anos de teatro e interpretou mais de 65 espetáculos em sua trajetória. Tem Pós-Doutorado (UNESP) e doutorado e mestrado (USP), em pesquisas sobre o trabalho do ator. Publicou os livros (Des)aprendizagens – textos sobre atuação; O ator dialético: vinte anos de aprendizado na companhia do latão; Eugênio Kusnet: do ator ao professor e Stanislavski revivido (Org. com Paulo Fávari). É um dos fundadores da Companhia do Latão desde 1997, assim como criou o Núcleo Rodateatro em 2016. Indicado a diversos prêmios, tomou parte do conjunto que venceu o Prêmio Questão de Crítica – RJ 2013 de melhor elenco com O Patrão Cordial (Cia do Latão), sendo também contemplado pelo Prêmio Cooperativa Paulista em 2013 pela sua contribuição ao teatro do Estado de São Paulo.
Por TUSP São Carlos