Palestra “Altruísmo Eficaz – Doing Good Better” abordará empreendedorismo social

No dia 16 de novembro, das 19 às 21 horas, acontece no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP a palestra Altruísmo Eficaz – Doing Good Better.

eesc facebook altruismo eficaz

A partir das definições de altruísmo – conjunto das disposições humanas ou inclinações instintivas que incitam os seres humanos a se preocuparem e se dedicarem aos outros – e de ser eficaz – aquilo que é bom ou ideal para causar um resultado pretendido –, tem-se a concepção de um movimento social e uma filosofia que possui uma abordagem baseada em evidências, conhecimento científico-acadêmico e na razão para determinar formas mais eficazes de beneficiar o próximo, encorajando pessoas a considerarem causas e ações que proporcionem o maior impacto positivo na sociedade, com base nos seus valores.

Apresentada por Guilherme Samora, a palestra visa introduzir no ambiente universitário esse movimento, até então é pouco conhecido pelos alunos, incentivando o empreendedorismo social em todos os âmbitos estudantis, mas principalmente naqueles que se dispõem a atuar de maneira benéfica para a sociedade.

O encontro foi idealizado pelos seguintes grupos de extensão universitária: Semana da Engenharia Ambiental, Projeto Sol, Capitalismo Consciente, Engenharia Ambiental Junior, AIESEC, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais, Sanca Social e Operação Natal, contando com o apoio institucional da EESC. Esses grupos, representados por estudantes da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possuem como um de seus principais objetivos atingir a comunidade universitária e civil, abordando temáticas sociais e atuando em prol da melhoria dos aspectos coletivos para aqueles que mais necessitam.

Sobre o palestrante

Samora é um empreendedor social formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Já participou do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais pela Fundação Itaú Social e do curso de Empreendedorismo na Stanford University. Além disso, é fundador da Plataforma doebem, a qual surgiu em 2016 com o objetivo de conectar doadores e organizações sem fins lucrativos.

Mais informações:
Evento no Facebook