“Palestra e Cozido” resgata integração entre alunos e docentes do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP

Evento também incorpora novos modos de aprender e espaços pedagógicos. Veja mais fotos

No dia 9 de setembro, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) realizou o evento Palestra e Cozido, também chamado de Cozido na Palestra pelo professor Marcelo Suzuki. O objetivo foi reativar um momento de aprendizado coletivo, integração acadêmica e social.

No passado, o evento reunia docentes e discentes em uma Aula Magna acompanhada pelo preparo de um jantar coletivo, liderados pelos professores Suzuki e Paulo Fujioka.

A proposta buscou recuperar as dimensões didáticas, simbólicas e afetivas dos encontros anteriores, promovendo um espaço de convívio e aprendizado fora das salas de aula. Com a construção do novo prédio do IAU, a convivência entre as turmas se tornou menos frequente, e o evento buscou revitalizar esse contato.

O Cozido na Palestra convidou toda a comunidade do instituto a participar, incentivando a criação de novos espaços pedagógicos e formas inovadoras de aprendizagem.

Para os alunos, o evento foi marcante, não apenas pela interação com docentes e funcionários, mas também pela oportunidade de ajudar no preparo da refeição, o que gerou um forte senso de comunidade.

“Gostei muito de ouvir os professores compartilharem suas experiências e aprender sobre arquitetura de forma dinâmica na cozinha. A organização foi excelente, a comida estava deliciosa, e foi uma ótima oportunidade para me conectar com o Instituto”, afirmou Beatriz, estudante do IAU.

O “Palestra e Cozido” foi um sucesso, reativando a convivência e o aprendizado colaborativo no IAU, ao mesmo tempo que fortalece os laços entre alunos, professores e funcionários.

VEJA TAMBÉM ...