O Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, do Instituto de Química de São Carlos, foi homenageado com o prêmio “Inventores 2017”, categoria “Patentes Concedidas”, entregue pela INOVA – Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A cerimônia realizada no dia 31 de maio de 2017, contemplou 137 docentes, pesquisadores, ex-alunos e alunos da UNICAMP e profissionais de outras instituições em quatro categorias.
A inovação descrita nas Patentes Concedidas “Método eletroquímico de síntese de peróxido de hidrogênio em eletrodos de difusão gasosa” (Carta Patente PI0502243-6) e “Método de produção de eletrodos de difusão gasosa para síntese eletroquímica de peróxido de hidrogênio” (Carta Patente PI0502267-3) está associada a um processo eletroquímico de eletrossíntese inorgânica para a obtenção de peróxido de hidrogênio (H2O2) in-situ em meio aquoso com a utilização de eletrodos de difusão gasosa para aplicação diversas em processos químicos ou na degradação de compostos orgânicos com potencial ecotóxico (poluentes) presentes em efluentes domésticos e/ou industriais. O desenvolvimento desta tecnologia foi o resultado de pesquisa conjunta entre o Prof. Dr. Rodnei Bertazzoli, da UNICAMP e o Prof. Dr. Marcos Lanza, Coordenador do Grupo de Processos Químicos e Ambientais (GPEA), do IQSC-USP.
O “Prêmio Inventores” da INOVA é um importante reconhecimento institucional da pesquisa científico-tecnológica realizada no âmbito do GPEA no IQSC por uma instituição como a UNICAMP e o recebimento do prêmio das mãos do Reitor, Prof. Dr. Marcelo Knobel, acompanhado da Vice-Reitora, Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, demonstra a importância dada a essa premiação. Cabe ressaltar que as duas patentes foram depositadas junto ao INPI em 2005 e a Carta Patente só foi concedida em 2016, possibilitando agora o seu licenciamento.
Entre outras personalidades, compareceram à cerimônia a Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral, Pró-Reitora de Graduação da UNICAMP, o Prof. Dr. Milton Mori, Diretor da Agência INOVA, a Sra. Patrícia Tedeschi, gerente de Área Científica e Pesquisa para Inovação da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); o Sr. Rafael Leite Pinto Andrade, chefe do Serviço de Suporte à Propriedade Intelectual do CNPq e o Sr. Mauro Catharino Vieira da Luz, Relações Institucionais do INPI.
Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Marcos Lanza (IQSC)