
Assista ao vídeo produzido pela PRPI, onde a pesquisadora fala sobre o prêmio e sua pesquisa.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP concedeu à Professora Bianca Chieregato Maniglia o Prêmio de Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP – 2025, na área de Ciências Exatas e da Terra. A distinção é concedida em oito áreas, a jovens pesquisadores que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural.
“Minha pesquisa é focada em criar materiais avançados usando impressão 3D”, explicou Bianca Maniglia que atua junto ao Grupo de Biopolímeros e Fotoquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, e se pauta em soluções sustentáveis e de alto impacto para problemas nas áreas alimentícia, biomédica e de saúde, associadas à atuação em formação de recursos humanos de alto nível e em divulgação científica. A equipe desenvolve estruturas que ajudam na regeneração dos ossos, géis que ajudam na recuperação de tecidos, alimentos personalizados impressos para pessoas com dificuldade de deglutição e desenvolve embalagens biodegradáveis com resíduos agroindustriais para minimizar impacto ambiental.
“Este reconhecimento é muito importante não só para mim, mas para toda a equipe que trabalha comigo”, afirmou a pesquisadora que trabalha de forma interdisciplinar.

A cerimônia de entrega do Prêmio Excelência para Novas lideranças em Pesquisa na USP foi realizada no dia 27 de junho, na Sala do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Saiba mais sobre o prêmio e conheça os vencedores nas outras áreas, em reportagem de Érika Yamamoto para o Jornal da USP.