Plataforma UrbVerde é relançada em versão beta e inicia nova fase de desenvolvimento colaborativo

A UrbVerde – plataforma gratuita de monitoramento das áreas verdes urbanas e combate à desigualdade ambiental, acaba de ser relançada em versão beta apresentando uma nova interface, com código otimizado e funcionalidades pensadas para torná-la disponível em nível nacional. Com este marco, a equipe anuncia uma nova fase de desenvolvimento cocriativo da plataforma, o objetivo agora é convidar estudantes (incluindo futuros bolsistas de IC), pesquisadores e programadores para contribuírem com testes de usabilidade, novas funcionalidades e incorporação de novos dados.

Totalmente aberta a contribuições acadêmicas, a plataforma open-source já pode ser acessada em urbverde.iau.usp.br, destacando-se pela experiência otimizada de navegação em mapas, integração simplificada de indicadores ambientais e socioeconômicos, além de um painel interativo que auxilia gestores públicos, pesquisadores e comunidades a compreenderem melhor as dinâmicas climáticas e urbanas.

Todos os detalhes da nova atualização e das metodologias utilizadas durante o processo estão disponibilizados em um changelog completo.

Professor Marcel Fantin, coordenador do projeto no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), convida toda a comunidade acadêmica, desenvolvedores e entusiastas de geoprocessamento a se envolverem junto a nova plataforma, e participarem ativamente de sua melhoria contínua.

VEJA TAMBÉM ...