Em cartaz no Centro MariAntonia da USP, mostra apresenta maquetes e diagramas de projetos elaborados no âmbito do Plano de Ação do Governo de São Paulo (Page), entre 1959 e 1963

A exposição no Centro MariAntonia da USP: mostra recupera parte pouco conhecida da história da arquitetura paulista – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Um momento decisivo para a história da arquitetura brasileira ganha relevo no Centro MariAntonia da USP. Trata-se da exposição Page: a Difusão da Arquitetura Moderna no Brasil, em cartaz até 24 de agosto. A mostra destaca o Plano de Ação do Governo do Estado de São Paulo (Page), implementado durante o governo Carvalho Pinto (1959-1963) e responsável por renovar a arquitetura paulista.
Ocupando duas salas do terceiro andar do Edifício Rui Barbosa do Centro MariAntonia, a exposição traz maquetes e diagramas que apresentam uma pequena parte das obras realizadas no contexto do Page. O conjunto é revelador de uma fase de experimentação na arquitetura moderna brasileira, responsável por renovar seu repertório formal e ampliar seu conteúdo social e cultural.
A base do Page está no decreto 34.656, de 12 de fevereiro de 1959, que instituiu um grupo de planejamento responsável por elaborar o plano de ação e apresentá-lo ao governador. Naquela época, a economia brasileira passava por mudanças profundas, com uma rápida industrialização, e o projeto nacional-desenvolvimentista avançava em nível federal com Juscelino Kubitschek. Em São Paulo, Carvalho Pinto procurava conciliar o desenvolvimento econômico com a evolução do bem-estar social.
Até aquele momento, a elaboração e a implementação dos projetos arquitetônicos paulistas estavam sob responsabilidade do Departamento de Obras Públicas do Estado (DOP), que possuía seu próprio corpo de arquitetos. Sob a tutela do DOP, vigorava, com poucas exceções, uma arquitetura não moderna, que variava entre o eclético, o neocolonial, o art déco e o neoclássico. O Estado mais moderno do País, na virada dos anos 1950 para os 60, estava atrasado.

Fórum de Avaré (Paulo Medes da Rocha e João Eduardo de Gennaro, 1962) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Escola Estadual de Itanhaém (Artigas e Cascaldi. 1959- Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos (Artigas e Cascaldi, 1960) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Texto: Luiz Prado
Arte: Simone Gomes
Jornal da USP