As inscrições para a terceira edição do programa especial PAE – Mães Pesquisadoras terminam no dia 2/8

Mães pesquisadoras – Arte sobre Ilustração Kit8 d.o.o./Adobe Stock e icones Flaticon
Podem se inscrever as alunas de mestrado ou doutorado que exerçam função contínua de cuidado familiar – ser mãe, ter a guarda, ser responsável pelo cuidado de familiares ou estar gestante – e tenham renda familiar inferior a dois salários mínimos.
Se o número de inscrições exceder a quantidade total de bolsas, será realizada uma seleção, considerando-se como critérios de prioridade as mães de crianças com menos de dois anos, mães solo, mães de mais de uma criança, entre outros.
As pesquisadoras interessadas devem fazer a inscrição até a próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, pelo formulário online.
Para mais informações, consulte o edital do programa ou envie sua dúvida para o e-mail pae@usp.br.
Mães pesquisadoras
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é um programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que oferece bolsas para mestrandos e doutorandos participarem, sob a supervisão de docentes, de atividades de ensino na graduação, aprimorando a sua formação didática.
A ideia de oferecer bolsas especiais para as mães pesquisadoras partiu da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Capital, que observou a situação crítica enfrentada por algumas alunas após a suspensão das atividades presenciais nos campi e de alguns serviços como creches e escolas, que passaram a ser oferecidos de forma remota.
Foi para auxiliar essas pesquisadoras que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação lançou, em março deste ano, o primeiro edital do programa, oferecendo 100 bolsas exclusivas para mães pesquisadoras. Em abril, um segundo edital ofereceu mais 79 bolsas.