A iniciativa é voltada para pesquisadoras que são mães e tiveram sua renda comprometida por causa da pandemia

Alunas de pós-graduação que são mães de crianças com menos de 14 anos têm até a próxima segunda-feira, dia 22 de março, para se inscrever no Programa Especial PAE – Mães Pesquisadoras.
O edital foi lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e oferece 100 bolsas no valor de R$ 685,90, por cinco meses. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica das alunas, o objetivo do edital é permitir que mães pesquisadoras que foram prejudicadas pela pandemia possam continuar desenvolvendo suas atividades de pesquisa com qualidade.
“A pandemia exacerbou problemas existentes na Universidade e na sociedade. Uma situação muito clara foi o prejuízo para as atividades das mães pesquisadoras que estão cursando a pós-graduação. Com este edital, queremos que estas pesquisadoras possam receber colaboração diferenciada na sua formação didático-pedagógica, além da contribuição da bolsa. O tempo de dedicação às atividades foi ajustado e espero que os supervisores dos estágios contribuam significativamente com a formação de nossas alunas”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.
Podem se inscrever as alunas de mestrado ou doutorado, que sejam mães ou tenham a guarda de crianças com menos de 14 anos, não tenham bolsa de agência de fomento ou vínculo empregatício vigente, e com renda familiar inferior a dois salários mínimos.
Se o número de inscrições exceder a quantidade total de bolsas, será realizada uma seleção, considerando como critérios de prioridade as mães de crianças com menos de dois anos, mães solo, mães que utilizam moradia na USP, mães de mais de uma criança, entre outros.
O processo seletivo será acompanhado por um comitê formado por duas orientadoras de programas de Pós-Graduação da USP, duas representantes da Associação de Pós-Graduandos e um representante do Escritório USP Mulheres.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março, pelo formulário disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Para mais informações, consulte o edital do programa ou envie sua dúvida para o e-mail pae@usp.br.
Mães na pandemia
A iniciativa de oferecer bolsas especiais para as mães pesquisadoras partiu da Associação de Pós-Graduandos (APG) da capital, que observou a situação crítica em que algumas alunas estavam após a suspensão das atividades presenciais nos campi e de alguns serviços como creches e escolas, que passaram a ser oferecidos de forma remota.

A associação criou um Grupo de Trabalho para Acolhimento Parental, que entrou em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para expor a urgência da demanda e, em conjunto, encontrar uma solução rápida e viável para auxiliar essas pós-graduandas. O grupo é formado pelos pós-graduandos Amanda Caroline Harumy Oliveira (Prolam), Ingred Merllin Batista de Souza (FM), Laísa de Assis Batista (IGc), Taís Rodrigues Tesser (EACH) e Rafael Rodrigo da Silva Pimentel (EE).
“Esse edital é um importante passo, pois sinaliza a vontade política da Universidade em apoiar as pesquisadoras mães, compreendendo suas demandas específicas. Ele também será um termômetro para entendermos qual é nossa verdadeira demanda e conhecer melhor o novo cenário desse recorte da pós-graduação”, relatam as representantes da APG da Capital.
A iniciativa também contou com o apoio dos coletivos Crias na USP, Mães do Crusp, Parent In Science, Rede Não Cala USP, das alunas Eloá Pelegrinello, Gabriela Beraldo e Thamires da Silva Alves, e das assistentes sociais da Superintendência de Assistência Social (SAS).
O grupo também lançou a campanha Antes e Depois da Pandemia: Parentalidade na Pós-Graduação, uma pesquisa para ouvir estudantes e docentes que estão vivendo ou já viveram a realização do mestrado, doutorado e pós-doutorado concomitante com a criação de seus filhos. O objetivo é entender melhor as necessidades desse grupo e definir políticas de permanência estudantil específicas. Clique aqui para acessar a campanha.
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é um programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que oferece bolsas para mestrandos e doutorandos participarem, sob a supervisão de docentes, de atividades de ensino na graduação, aprimorando a sua formação didática.
Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP