Potencial uso da enzima OYE como biocatalisador na indústria farmacêutica e biotecnológica

Desde a descrição da primeira old yellow enzyme (OYE) em 1932, diversos ortólogos dessa proteína já foram identificados e caracterizados estruturalmente. Apesar disso, a função fisiológica da maioria das OYEs já descritas permanece desconhecida.

Old Yellow Enzyme: funções fisiológicas permanecem desconhecidas

O doutorando Laudimir Leonardo Walbert Veloso da Silva realiza pesquisas de proteínas pertencentes a família dessas enzimas e afirma que “estudos recentes revelaram o potencial da OYE em reduções assimétricas estereosseletivas com larga aplicação industrial, podendo ser usada como biocatalisadores para a produção de uma variedade de compostos farmacêuticos e biotecnológicos”.

Em palestra que profere nesta sexta-feira, 2 de setembro, às 16h, no Instituto de Química de São Carlos – USP, Laudimir apresentará um panorama científico discutindo os diferentes aspectos dessa classe de proteínas bem como as estratégias que podem ser utilizadas para o estudo estrutural e funcional das OYEs.

O palestrante

Laudimir Leonardo W. V. da Silva fez bacharelado em Biomedicina pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2009), Mestrado em Química Analítica (2013) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e trabalhou como professor de Genética nos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia na Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina-PI.

Desenvolve seu doutorado na área de Química Orgânica e Biológica junto ao grupo de Bioquímica e Biofísica de Proteínas do IQSC-USP, liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Borges.

Seminário

“Estudos estruturais e funcionais de proteínas pertencentes a família das old yellow enzymes”

Laudimir Leonardo W. V. da Silva (pós-graduando junto ao IQSC-USP)

02/9/2016 – sexta-feira, 16h, anfiteatro térreo do IQSC-USP