A Prefeitura do Campus USP de São Carlos participou da programação da 30ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Conjunta (XXX SIPAT) do Campus com duas palestras.
A primeira delas , abrindo as atividades, foi proferida pela chefe da Seção Técnica de Práticas Esportivas, Gizele de Cássia Martins, no dia 25, no auditório do IQSC. Abordando o tema “A importância da ginástica laboral na saúde do trabalhador”, ela fez um breve histórico da evolução do homem em relação ao movimento corporal e ao trabalho e explicou a origem de doenças relacionadas à realização das tarefas, resultado da sistematização e segmentação, e de acometimentos da modernidade. Destacou os benefícios da atividade física e da ginástica laboral, que proporciona melhor saúde física do trabalhador, aliviando o estresse, diminuindo tensões e promovendo a integração social.
Já na quarta-feira, dia 27, o prefeito do Campus, prof. Edmundo Escrivão Filho, falou sobre “Qualidade de vida no trabalho na PUSP-SC para além da Segurança e Saúde – Igualdade e Dignidade no Trabalho”. A palestra aconteceu no anfiteatro Armando Toshio Natsume, do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC.
Na parte mais conceitual, os participantes puderam compreender as formas de estruturação do trabalho, suas relações e poder. Também foi apresentado pelo professor as ideias sobre administração, referindo-se às organizações tradicional, burocrática e pós-burocrática.
Durante a apresentação, o prefeito do Campus anunciou que está em processo de criação a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, incorporada à Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade da PUSP-SC. Segundo ele, esse novo grupo terá como alvo estratégico: igualdade, participação e dignidade; saúde física e mental; segurança no trabalho e bem-estar do servidor. “Essa comissão é fruto de uma sugestão apresentada em uma palestra anterior e será composta por eleição, com representação dos setores da Prefeitura. Terá uma orientação estratégica focada em filosofia humanista, métodos participativos e satisfação dos empregados”, explicou.