Primeira sessão da décima primeira edição do Urbanicidades no IAU

Primeira sessão da décima primeira edição do Urbanicidades, a partir de debates sobre o Antropoceno e desdobramentos do meio técnico científico informacional

 

O ciclo ‘Urbanicidades’, – termo que recupera noções como urbano, urbanidade e cidade – propõe, desde 2015, a observação da cidade como uma realidade e ideação em constante transformação. Nesse sentido, tendo a relação Arquitetura-Cinema como ponto de partida, o projeto Urbanicidades objetiva ampliar o escopo das ações do IAU-USP e da Universidade, promovendo a reflexão em um grupo mais amplo e buscando uma maior integração com a sociedade.

Em sua décima primeira edição, o Urbanicidades 2023: Mundos Humanos, Mundos Urbanos, nos dias 22 e 29 de agosto, 3 e 10 de outubro e 07 de novembro, aborda discussões sobre o mundo urbano, suas relações sociais e espaciais e seus processos de construção física e cultural, tendo como referência a noção de Antropoceno e desdobramentos do meio técnico científico informacional.

Portanto, já no dia 22 de agosto, terça-feira, às 18h30, acontecerá a primeira sessão de debates da programação da edição, a partir da exibição de Koyaanisqatsi (1982), no Auditório Paulo de Camargo e Almeida.

O documentário consiste em imagens de arquivos em câmera lenta e em time-lapse, mostrando paisagens naturais, imagens de cidades e de pessoas. A trilha sonora canta “Koyaanisqatsi”, um termo indígena (Hopi) que significa “Vida em Desequilíbrio”. Uma obra sem atores e sem diálogos que comunica sobre os efeitos da modernização da humanidade. É composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora. Como convidados para o debate, teremos: Paulo Castral, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e Eliana Kuster, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

O IAU-USP convida a presença de todos! Confira a programação completa abaixo:

VEJA TAMBÉM ...