A premiação tem como objetivo valorizar a cultura de pesquisa e inovação da Universidade
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou os vencedores da 12ª edição do Prêmio Tese Destaque USP. Foram premiados os trabalhos defendidos entre 1º/1/2022 e 31/12/2022 em 14 grandes áreas do conhecimento. Também foram divulgados os dois premiados com menções honrosas em cada uma das áreas.
A novidade da premiação deste ano foi a inserção da categoria para a premiação de servidores técnicos e administrativos da Universidade para teses defendidas, excepcionalmente, nos últimos dois anos (1º/1/2021 a 31/12/2022). Nesta categoria, a inscrição poderia ser feita em qualquer uma das 14 áreas.
O autor ou autora da Tese Destaque recebe o prêmio de R$ 10 mil e seu orientador ou orientadora é premiado no valor de R$ 5 mil. As menções honrosas recebem um diploma de premiação.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade nas suas áreas de atuação, bem como nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.
“O prêmio permite não apenas prestigiar o trabalho de nossos estudantes e professores que se destacaram durante o ano, como também propicia a sua divulgação para a sociedade, um público mais amplo para além da comunidade científica”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo do Tocantins Calado.
As áreas de conhecimento alvo de premiação foram: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Inovação; Popularização da Ciência e Divulgação Científica; Sustentabilidade; Créditos de Carbono e Economia Circular; e Inclusão Social e Cultural.
Os critérios de premiação consideraram originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.
Neste ano, a novidade foi a fusão da área de sustentabilidade e a criação de uma categoria para servidores, a fim de “reconhecer o engajamento dos servidores da USP na pós-graduação”, nas palavras do pró-reitor de Pós-Graduação.
Conheça, a seguir, os vencedores e as menções honrosas. A área de Popularização da Ciência e Divulgação Científica não teve premiados e a de Créditos de Carbono e Economia Circular não teve trabalhos inscritos.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de dezembro, às 9h, no Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP em São Paulo.