Em sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos, realizada na última quinta-feira, dia 26, foi realizada a entrega do Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos 2023, instituído pela Lei Municipal nº 12.618/2000.
Nesta edição, três pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) foram agraciados: a professora Maria Bernadete Amâncio Varesche, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, a professora Patrícia Hennig Osmari, do Departamento de Engenharia de Transportes, e o professor Thiago Boaventura Cunha, do Departamento de Engenharia Mecânica.
O diretor Fernando Martini Calatano comentou a tripla premiação “A Escola de Engenharia está representada em três das nove modalidades do prêmio. O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores homenageados é, para nós, enquanto instituição, um orgulho muito grande. Há 70 anos essa história de ciência, tecnologia e inovação tinha início, com a criação da EESC-USP. O trabalho se multiplicou, transbordou e, hoje, somos a Capital Nacional da Tecnologia. Parabéns a todos os premiados”.
Fizeram parte da mesa de autoridades a vereadora Laíde das Graças Simões, representando o presidente da Câmara; vereador Robertinho Mori, propositor da lei; Prof. José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o prefeito; Prof. Pedro Sérgio Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa, representando a reitoria da UFSCar; Prof. Fernando Catalano, Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – USP; Prof. Sérgio Luisir Discola Júnior, representando a reitoria do IFSP; José Marconcini, chefe geral da Embrapa Instrumentação e Profa. Débora Gonzales Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino.
“A Câmara Municipal tem grata satisfação de realizar a sessão, aos vencedores desta importante distinção, conferida a personalidades de notável contribuição ao conhecimento e a inovação. (…) Expressa o reconhecimento da coletividade são-carlense ao fundamental papel da pesquisa cientifica no progresso humano. Os premiados são pessoas altamente representativas da excelência do polo cientifico e tecnológico estabelecido em nossa cidade”, destacou a presidente da sessão em sua fala de abertura.