Programa “Diálogos”: A censura dos livros no Brasil

Marcello Rollemberg conversa com as professoras Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Artes, e Sandra Reimão, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, ambas da USP

A leitura é uma prática cultural que é a primeira a sofrer quando não há uma politica pública que desenvolva esse hábito na sociedade, e, nesse contexto, falamos de ampliar o número de bibliotecas públicas, incentivar a leitura nas idades mais tenras da juventude, entre outras iniciativas que popularizem o acesso aos livros. Recentemente, houve uma manifestação pouco democrática na tentativa de censurar livros infantojuvenis sob a alegação de que o conteúdo seria para “adultos”. O programa Diálogos desta semana (14/6), às 11h, vai abordar esse tema tão sensível.

Marcello Rollemberg conversa com as professoras Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Artes da USP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Livro e da Com-Arte (editora laboratório), ambos da USP, e autora de vários livros, entre eles Império dos Livros (vencedor do Prêmio Sergio Buarque de Holanda), e Sandra Reimão, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, também autora de livros, dentre os quais, Mercado Editorial Brasileiro.

Por Cinderela Caldeira – Jornal da USP