Programa Startup USP seleciona para bolsas estudantes com projetos de novos produtos ou serviços

O edital do Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo vai distribuir bolsas para criação de startups; podem participar alunos de graduação e de pós-graduação

Programa vai selecionar projetos de startups de estudantes de graduação e pós-graduação da USP para pré-incubação – Foto: Visualhunt CC

O Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo – Criação de Startups – Edição 2024 está com inscrições abertas até 15 de julho por meio do formulário on-line. A ação realizada por meio da Agência USP de Inovação (Auspin), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), vai selecionar estudantes de graduação e de pós-graduação de elevado mérito acadêmico para realizarem atividades de desenvolvimento tecnológico e de inovação no Programa Startup USP. As bolsas terão início em 15 de agosto, com duração de quatro meses.

As bolsas serão concedidas às equipes de estudantes regularmente matriculados, que se encontram desenvolvendo protótipos de novos produtos, serviços e/ou experiências, com foco na estruturação de novos empreendimentos, que tenham cursado alguma das disciplinas relacionadas a empreendedorismo e inovação oferecidas na USP (informações disponíveis neste link) ou participado de programas de fomento ao empreendedorismo realizados pelas entidades estudantis (mais informações aqui), e que tenham por objetivo realizar o refinamento das suas propostas e estruturar o modelo de negócios da sua startup passando por processo de pré-incubação de quatro meses.

Os bolsistas atuarão sob a supervisão de docentes da USP e de mentores, que acompanharão o projeto, e deverão, primordialmente, contribuir com as atividades de desenvolvimento de tecnologias, acesso aos mercados e estruturação do negócio.

O edital

Estão previstas bolsas de quatro meses para estudantes de graduação e de pós-graduação, organizados em equipes para desenvolvimento de projetos de startups em fase de pré-incubação. Ao final do programa os projetos selecionados poderão participar do processo de seleção de empresas para incubação em uma das seguintes incubadoras: Incubadora USP Ipen (Cidade Universitária), Habits (USP Leste), ParqTec (São Carlos), EsalqTec (Piracicaba) e Supera (Ribeirão Preto), conforme as características dos programas de cada uma destas incubadoras. Mas a participação neste programa não vincula a aprovação na etapa de “incubação”.

As inscrições ocorrerão por equipes, as quais deverão indicar um professor responsável pela sua supervisão. Cada proposta poderá pleitear até R$ 5.250,00 em bolsas, a serem distribuídos mensalmente, sendo R$ 750,00 para bolsas de graduação e R$ 1,5 mil para bolsas de pós-graduação. Embora as equipes possam ter quantidades distintas de participantes, serão atribuídas no máximo sete bolsas por equipe.

Para se inscrever, os alunos devem fazer a apresentação e descrição do(s) protótipo(s) utilizado(s) para teste e validação da proposta, descrição dos experimentos realizados e dos principais resultados obtidos, além de encaminhar plano de trabalho descrevendo as atividades que serão realizadas pela equipe ao longo dos quatro meses. Há também outros documentos. Veja o edital completo. Edital Completo; além dos Anexos: Anexo I – Canvas da Proposta de Valor; Anexo II – Canvas do Modelo de Negócios; e Anexo III – Declaração

A seleção

Uma Comissão Julgadora da Auspin, que será formada por docentes da USP, por gestores das Incubadoras ligadas à USP e por pelo menos um membro externo (investidor), vão selecionar os projetos de Startup para a pré-incubação e a definição do número de bolsistas, considerando como critérios: o potencial das propostas descritas nos documentos e nos vídeos encaminhados; o atendimento às normas estabelecidas no presente Edital; e o mérito acadêmico dos bolsistas.

Compete ainda à Coordenação da Auspin designar os mentores que acompanharão cada uma das equipes selecionadas, o planejamento, a execução administrativa e financeira, o acompanhamento e a avaliação do programa. Por outro lado, os bolsistas devem cumprir as atividades estabelecidas no plano de trabalho; participar das reuniões quinzenais de acompanhamento junto com o mentor designado; cumprir carga horária de 20 horas semanais de trabalho dedicadas ao projeto; elaborar o relatório de atividades mensais e o relatório final do projeto.

Inscrições: até 15 de julho (até as 23h59)
Seleção de projetos: de 16 a 31 de julho
Divulgação dos resultados: dia 31 de julho, às 17h
Formalização das atribuições das bolsas: de 1º a 14 de agosto
Início da vigência do projeto e das bolsas: 15 de agosto
Edital completo neste link.