Nesta quarta-feira, 22 de junho, às 16 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), o pesquisador Prof. Dr. Alexandre Reily Rocha, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), profere o seminário “Propriedades ópticas em estruturas de Van Der Waals: da absorção à espectroscopia Raman em fósforo preto.”

O pesquisador explica que “durante a última década, materiais estratificados – as chamadas estruturas de Van der Waals – foram sintetizados e caracterizados. Sendo o grafeno o primeiro destes materiais, diversos trabalhos teóricos e experimentais focando tanto nas propriedades fundamentais quanto nas possíveis aplicações em eletrônica e optoeletrônica foram produzidos. Em particular, o fósforo preto, um material estudado na década de 1980 parece ter ganho vida nova, principalmente do ponto de vista das propriedades ópticas.”    No seminário serão discutidas algumas das propriedades desse material e de outros sistemas baseados em fósforo, “utilizando ferramentas de simulação computacional para descrever as propriedades ópticas deste material, tanto do ponto de vista da absorção quanto da espectroscopia Raman” informa o pesquisador, que também mostrará “como a anisotropia presente neste material pode se traduzir em propriedades interessantes do ponto de vista fundamental.”

Sobre o pesquisador

Alexandre Reily Rocha é docente no Instituto de Física Teórica da UNESP, em São Paulo e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC).  Foi Pró-Reitor de Pesquisa na Universidade Federal do ABC.

Tem formação em Física e suas principais linhas de pesquisa são: métodos de primeiros princípios para cálculos de estrutura eletrônica; transporte eletrônico em sistemas nanoestruturados e propriedades ópticas de materiais.

Para saber mais: http://lattes.cnpq.br/4785631459929035

Química às 16

O seminário integra o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h” que discute temas atuais com cientistas de diferentes áreas,  envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento.

As palestras e seminários são abertos ao público gratuitamente e acontecem durante o ano todo, sendo coordenadas pelo Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho.

Para saber mais sobre o Ciclo “Química às 16h” e sobre os próximos participantes:  http://q16.iqsc.usp.br/

Seminário:

“Propriedades ópticas em estruturas de Van Der Waals: da absorção à espectroscopia Raman em fósforo preto”

Prof. Dr. Alexandre Reily Rocha (UNESP)

22/06/2016, quarta-feira, 16h,

anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos – USP