Os materiais plásticos sintéticos provenientes do petróleo são amplamente utilizados para diversas aplicações. No entanto, esses materiais têm levantado diversas preocupações ambientais, desde a extração e processamento de petróleo, até a geração de enormes resíduos não degradáveis. Portanto, materiais alternativos sustentáveis provenientes de recursos renováveis estão sendo desenvolvidos como alternativas, como o amido, por exemplo.
O professor Dr. Pedro Esteves Duarte Augusto , da Université Paris-Saclay – França, que desenvolve pesquisas nesta área, estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) no dia 7 de agosto de 2024, onde profere palestra abordando as diferentes estratégias para superar os desafios que o uso do amido como recurso renovável apresenta em relação ao uso de plásticos tradicionais, envolvendo modificação de moléculas de amido, mistura com outros biopolímeros e/ou adição de cargas de base biológica par reforço. O pesquisador informa que “serão detalhados exemplos em diferentes aplicações, desde embalagens até saúde”.
O palestrante trabalha no Centre Européen de Biotechnologie et de Bioéconomie (CEBB) estudando processamento de alimentos e bioprodutos, incluindo Engenharia de Processos e biomateriais. Foi professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e do Colégio Técnico da Unicamp.
O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.
Inscrições: no site do IQSC
O evento será proferido em português.