Química às 16h: Levando o fulereno para a próxima dimensão

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe no dia 18 de setembro, o professor Dr. Roger C. Hiorns que profere seminário sobre a síntese de novos poli(fulerenos) para aplicações no mundo real.

Fulerenos são moléculas compostas exclusivamente por átomos de carbono, organizados em uma forma geométrica muito especial. “Os fulerenos foram explorados para uso em aplicações antivirais, antibacterianas, anticancerígenas e solares. No entanto, é a agregação descontrolada de fulereno que limita a sua exploração. Incorporar fulerenos em polímeros significa que podemos controlar sua solubilidade e modificar suas propriedades eletrônicas e de automontagem”, informa o pesquisador.

A apresentação espera “desvendar as formas de fabricar polímeros a partir de fulereno e explorar formas recentemente descobertas de produzí-los com rotas biocompatíveis e mais ecológicas. Para expandir ainda mais sua aplicabilidade para aplicações mais amplas, também olhamos para a síntese de poli(fulerenos) anfifílicos”.

O pesquisador atua no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França, contribuindo para pesquisas sobre polímeros e célula solar de polímero.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h“, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

A participação do palestrante foi possível através da FAPESP (processo 2023/12686-6).

Agende:
“Taking fullerene to the next dimension: the syntheses of novel poly(fullerene)s for real-world applications”
18/09/2024, 16h, anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1 do IQSC)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Presencial, com certificado aos participantes.
Inscrições: no site do IQSC
O evento será proferido em inglês.