O calendário de todo o processo que vai escolher os novos dirigentes para o período de 2026 a 2030 deverá ser definido pela Comissão Eleitoral
Foram designados os integrantes da Comissão Eleitoral que coordenará o processo para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da Universidade para o período de 2026-2030. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 4 de julho.
A comissão é presidida pelo diretor da Faculdade de Direito (FD), Celso Fernandes Campilongo; tem como vice-presidente o diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pedro Dallari; e é composta pelos professores Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco, diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Marly Babinski, diretora do Instituto de Geociências (IGc), Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Fábio Augusto Reis Gomes, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), e Pedro Fredemir Palha, diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).
Os candidatos a reitor e a vice-reitor deverão fazer inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado. O calendário de todo o processo deverá ser definido pela Comissão Eleitoral.
A eleição para composição da lista tríplice de chapas dos principais dirigentes da Universidade é realizada em sistema de turno único. A Assembleia Universitária é constituída pelo Conselho Universitário, conselhos centrais, congregações das unidades e pelos conselhos deliberativos dos museus e dos institutos especializados.
O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado.
Por Adriana Cruz – Jornal da USP