Reitoria reajusta em 13,25% o auxílio-saúde dos servidores da Universidade

O benefício consiste em um subsídio pago mensalmente para custear despesas com planos de assistência médica

Arte sobre fotos Cecília Bastos e Pixnio e Ilustração Flaticon

A Reitoria reajustou em 13,25% o auxílio-saúde USP oferecido aos servidores docentes, técnicos e administrativos da Universidade e seus dependentes. O benefício, que consiste em um subsídio pago mensalmente para custear despesas com planos de assistência médica, foi instituído no final de 2022, por meio da portaria nº 8358, e começou a vigorar em fevereiro do ano passado.

Trata-se de um benefício financeiro pago aos servidores ativos que possuam planos de assistência médica à saúde devidamente registrados na Agência de Saúde Suplementar (ANS) ou contribuintes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

O valor do benefício não é incorporável aos vencimentos do servidor e está limitado ao plano básico, mas o beneficiário pode optar por planos mais caros, desde que complemente a diferença de valor. Uma das vantagens do auxílio-saúde é que o servidor pode escolher a operadora de saúde e a modalidade de serviços mais adequados a seus interesses. Atualmente, 14.211 servidores e 13.983 dependentes recebem o auxílio-saúde USP.

“É uma prioridade em nossa gestão proporcionar uma boa qualidade de vida para nossos servidores e um plano de assistência à saúde sempre era uma demanda antiga de nosso corpo docente e funcional. O reajuste do auxílio-saúde USP equipara os valores ao que tem sido praticado no mercado e faz parte do rol de ações que vem sido adotadas para a valorização de nossa comunidade”, destaca o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A seguir, veja a tabela de valores referenciais do plano básico (enfermaria) e valores máximos do subsídio por faixa etária e por categoria de beneficiários.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP