De 22 a 28 de maio, o Observatório Dietrich Schiel estará aberto ao público das 20 às 22 horas para mais uma Semana Marciana , que é um ciclo de atividades relacionadas com o planeta Marte, que estará entrando no seu período de melhor visibilidade. O fenômeno se repete aproximadamente a cada dois anos e cinquenta dias. No dia 22 de maio, nós teremos a oposição do planeta vermelho (ocasião em que o planeta fica na direção oposta ao Sol, atingindo a maior altura no céu por volta meia-noite local). Na época próxima à oposição, temos também a maior proximidade do planeta à Terra, que permite uma melhor visualização do planeta ao telescópio. As atividades da Semana Marciana incluem palestras diárias, de segunda a sábado, Cine Observatório especial no domingo, dia 22, além de observações do planeta por meio dos telescópios do Observatório em todos os dias dessa semana, das 20h00 às 22h00.
Confira a programação da Semana Marciana:
Observação de Marte com telescópios: de 22 a 28 de maio, das 20h00 às 22h00. Monitores e funcionários do Observatório estarão à disposição para mostrar Marte ao telescópio, além de tirar dúvidas sobre o planeta vermelho. Atividade dependente de condições meteorológicas favoráveis.
Cine Observatório Especial com o filme Perdido em Marte: dia 22 de maio, domingo, às 20h00:
Sinopse: um astronauta se vê sozinho em Marte, tendo que lutar contra as precárias condições às quais fica exposto, utilizando seu conhecimento e as poucas ferramentas disponíveis, para poder sobreviver. Conforme os dias vão passando, à distância, as pessoas acompanham a sua luta pela sobrevivência no planeta vermelho até que seja possível uma missão de resgate que possibilite o seu retorno à Terra. Duração: 141 minutos. Classificação indicativa: 13 anos.
Palestras Especiais com temas relacionados a Marte: de 23 a 28 de maio, às 21h00
Sinopses das palestras:
dia 23 de maio, segunda: Perdido em Marte
Palestrante: Karin Talisin Targas
Perdido em Marte é ficção científica extremamente recente. Sua versão de futuro não é distante ou fantasiosa, mas sim familiar e possível. A premissa da história é baseada no tipo de missão que a NASA está planejando . Por essa razão, a NASA concedeu um grande apoio ao filme. Na palestra desta noite será discutido um pouco da tecnologia e das estratégias que a NASA está preparando para uma missão tripulada a Marte e que foi mostrada no filme homônimo, exibido no dia anterior no Cine Observatório.
dia 24 de maio, terça: Paisagens Marcianas
Palestrante: Tamara Galindo Ferlin
A diversidade de paisagens do planeta vermelho se rivaliza com a encontrada na Terra: há vulcões maiores em altura que o Everest, vales que se estendem por milhares de quilômetros, complexos sistemas de dunas, calotas polares, gigantescas tempestades de areia que por vezes recobrem toda a superfície planetária. A história da cartografia marciana aborda desde os desenhos do astrônomo italiano Schiaparelli até as imagens dos vários orbitadores e das sondas que pousaram em seu solo. A palestra desta noite objetiva um esclarecimento sobre esses assuntos, por meio de várias fotos e imagens disponíveis de Marte.
Dia 25 de maio, quarta: Sondas Marcianas
Palestrante: Jéssica Cristina Ramos
Desde a década de 1960 o planeta vermelho tem sido visitado por engenhos terrestres. Desde os sobrevôos até as missões utilizando-se robôs na própria superfície marciana, passando pelos orbitadores, todas essas sondas reuniram e continuam a reunir uma grande coleção de dados que revolucionaram as ideias que tínhamos sobre Marte e sobre a evolução planetária. Na palestra desta noite, serão abordadas as principais missões ao planeta vermelho, alguns detalhes interessantes de cada uma e os resultados provenientes dessas investigações.
Dia 26 de maio, quinta: O que sabemos sobre Marte?
Palestrante: Natália Palivanas
De estrela errante, como era visto na Antiguidade, a dono do mais alto vulcão do Sistema Solar, o planeta vermelho desperta fascínio em civilizações desde as épocas mais antigas. Foco de mais de uma dezena de missões espaciais, o interesse popular por Marte foi reacendido pela recente evidência de fluxo de água líquida em sua superfície. A palestra desta noite abordará a cronologia das descobertas sobre o planeta desde suas primeiras observações pré-telescópicas, passando pelas concepções atuais, fazendo algumas considerações sobre os futuros estudos desse fascinante planeta.
Dia 27 de maio, sexta: Os Marcianos
Palestrante: Joseana dos Santos Soares
A suposta existência de vida inteligente em Marte foi consequência de observações mal interpretadas e até mesmo de traduções incorretas de textos do italiano para o inglês. Apesar desses infortúnios, toda uma literatura de ficção, inclusive filmografia, (sem falar de uma polêmica transmissão radiofônica no século XX ) cresceu sobre esse tema. Na palestra desta noite, o assunto abordado será os “marcianos”, tanto aqueles que foram criados pela nossa imaginação, quanto os possíveis legítimos nativos do desértico planeta vermelho.
Dia 28 de maio, sábado: Marte – o deus da Guerra
Palestrante: Carolina Lia Cerne.
Marte é o deus romano da guerra, equivalente ao deus grego Ares, filho de Hera e de Zeus. Marte é o deus da impulsividade, responsável por tomar atitudes rápidas e determinadas além de ser o deus da colheita, também associado com a agricultura, com os campos, a vegetação, a fertilidade e ao trabalho manual. O deus romano Marte e o grego Ares são diferentes em passagens, lutas e até mesmo na mitologia. Na palestra desta noite, serão discutidos alguns aspectos da mitologia que estão associados não apenas ao nome do planeta vermelho, mas estão presentes também na nomenclatura de vários aspectos areográficos como montanhas, vales e outras formações geológicas.
A Semana Marciana acontece nas dependências do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Site: www.cdcc.usp.br/cda