Dia 11 de abril no IQSC
Os materiais e dispositivos eletrocrômicos são tecnologias que mudam de cor ou transparência quando uma corrente elétrica é aplicada a eles. Isso torna possível fazer modificações controláveis e dinâmicas das propriedades ópticas dos materiais permitindo potenciais aplicações em diversas áreas, como por exemplo em janelas inteligentes para economia de energia, furtividade e camuflagem infravermelha, controle térmico de superfície de aeronaves, monitores de tela plana e células fotovoltaicas.
Para abordar o assunto, o Instituto de Química de São Carlos recebe o professor Dr. Diao Xungang, da Beihang University, em Pequim, na China, que proferirá o seminário presencial “Multi-functional All-Thin-Film Electrochromic Devices and Applications”, no dia 11 de abril, às 10 horas, no anfiteatro B (último piso superior) do edifício Q1.
O seminário apresentará alguns desenvolvimentos recentes da pesquisa sobre dispositivos eletrocrômicos multifuncionais de película fina e suas diferentes aplicações, realizada no Laboratório de Eletrocromismo da Universidade de Beihang. “A fabricação de dispositivos baseados em NiOx//WO3 por pulverização catódica, incluindo as propriedades de cada camada de filme fino, será apresentada, discutida e analisada”, explica o palestrante. O evento abordará dispositivos eletrocrômicos: controláveis por transmitância, controláveis por infravermelho, de armazenamento de energia visual e problemas comuns de dispositivos eletrocrômicos totalmente de estado sólido.
O palestrante é pesquisador da School of Energy and Power Engineering da Beihang University e vice-presidente do Comitê de Eletrocromismo da Sociedade Chinesa de Ciência e Tecnologia de Imagens. Estudou e trabalhou na Universidade de Lanzhou, no Instituto de Engenharia Física e Química da Indústria Nuclear, na Universidade Tsinghua, no Centro de Pesquisa em Física do Brasil, no RIKEN do Japão, no Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia e na Universidade de Tianjin. Publicou mais de 210 artigos acadêmicos com 3300 citações e um índice H de 35, liderou mais de quarenta projetos de pesquisa científica e tecnológica, obteve doze patentes de invenção. Conquistou um primeiro prêmio e três segundos prêmios, em nível provincial e ministerial, por pesquisas e educação.
A coordenação do evento é feita pela professora Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule, do Grupo de Materiais e Dispositivos Eletroquímico, do IQSC-USP.
Agende:
“Multi-functional All-Thin-Film Electrochromic Devices and Applications”
11/04/2024, 10h, anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Evento presencial, aberto aos interessados.
Inscrições: no site do IQSC