Seminário no IQSC: Hidrogênio Verde

Quase tudo o que você precisa saber sobre Hidrogênio Verde é o tema que será abordado pelo pós-graduando James Mário Portela e Silva, no dia 17 de abril de 2023, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP).

O doutorando explica que o hidrogênio é apontado como a substância chave na descarbonização dos processos produtivos que permeiam o cotidiano humano, principalmente quando produzido através de energia limpa, o que torna sua produção sustentável. No entanto, sua produção ainda enfrenta diversas barreiras para sua implementação como tecnologia limpa e sustentável em larga escala.

“Por exemplo, cerca de 98% de sua produção advém da reforma de gás natural e da gaseificação de carvão, processos que emitem CO2 [dióxido de carbono] para a atmosfera. Os outros 2% do hidrogênio, no entanto, são produzidos a partir da eletrólise da água [processo que separa as moléculas de hidrogênio e oxigênio utilizando eletricidade], usando energia derivada de fontes renováveis, sem emissão de CO2, recebendo a denominação de Hidrogênio Verde. Diante disso, para a implementação de tecnologias de energia limpa envolvendo hidrogênio, com a consequente descarbonização de setores críticos para o desenvolvimento humano, como o energético e de produção de matérias-primas, passa pela produção e a utilização de hidrogênio verde”, explica.

Imagem fornecida por James Mário Portela e Silva

Desafios da eletrólise da água
Ainda segundo James, a eletrólise da água ainda enfrenta diversos desafios para seu uso, como a produção de catalisadores ativos e de baixo custo para as duas semi-reações da célula eletrolítica. “A semi-reação do cátodo, a reação de evolução de hidrogênio, é umas das reações eletroquímicas mais estudadas, mas que ainda sofre com a baixa estabilidade dos catalisadores em meio ácido, como também, pela menor atividade eletroquímica dos catalisadores em meio básico, em comparação ao meio ácido. Assim, mediante a modelagem de propriedades físico-química dos materiais, assim como dos parâmetros eletroquímicos , é possível extrair informações sobre os mecanismos reacionais e maximizar a estabilidade e atividade dos catalisadores”.

O palestrante
James Mário concluiu o mestrado junto ao Grupo de Eletroquímica do IQSC-USP estudando a eletrorredução de dióxido de carbono para estocagem de energia, mediante o desenvolvimento de eletrocatalisadores metálicos para o cátodo do sistema.  Atualmente, sob orientação do professor Dr. Edson Antonio Ticianelli, desenvolve seu doutorado trabalhando com a reação de evolução de hidrogênio utilizando eletrodos baseados em compostos não oxi-hidróxi.

Seminário
“Quase tudo o que você precisa saber sobre Hidrogênio Verde”
17/04/2023 (segunda-feira), 10 horas
anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC-USP
Presencial, aberto aos interessados.
Inscrições clique aqui.

Por Sandra Zambon/IQSC com informações de James M P Silva

VEJA TAMBÉM ...