Seminário: Oportunidades para estudar e realizar pesquisa em materiais na Alemanha

A professora Andrea de Camargo, docente da Universidade Friedrich-Schiller, em Jena, Alemanha, no dia 29 de outubro, às 9 horas, irá ministrar um seminário aos alunos e docentes sobre o Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM). A atividade será realizada presencialmente no Auditório do Departamento de Engenharia de Materiais, Área 2 do campus da USP em São Carlos e, virtualmente, via Google Meet.

Nesta oportunidade, a convidada irá expor uma visão geral do BAM, suas linhas de pesquisa, com especial foco na agenda na Divisão 5.6 – Vidros, e as oportunidades para realizar pesquisa colaborativa, com financiamento alemão, europeu e/ou binacional.

Desde Julho de 2023, a professora Andréa é diretora da divisão de pesquisas em Vidros do Depto. 5 – Engenharia de Materiais. Essa posição é vinculada à Universidade Friedrich- Schiller em Jena. A docente ocupa a cadeira de Glass Digitalization no Instituto Otto-Schott. Existem várias possibilidades de colaboração em nível institucional e individual com o BAM, facilitadas pelas conexões com as universidades.

Sobre o Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (BAM):

O Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (BAM) é um instituto federal sênior localizado em Berlim, na Alemanha, e vinculado ao Ministério da Economia e Ações Climáticas (BMWI), cuja missão estatutária é promover segurança e responsabilidade em química e tecnologia de Materiais. Entre suas atividades estão pesquisa, testes, certificações e consultorias, na interface da ciência, tecnologia, negócios e políticas. O instituto conta com cerca de 1550 colaboradores de mais de 50 países o que torna o ambiente de pesquisa e colaborações extremamente diverso. Entre os pesquisadores, engenheiros, físicos, químicos, cientistas de materiais, encontram-se vários professores de universidades alemãs que promovem conexões entre o ambiente acadêmico das universidades e a infraestrutura de pesquisa privilegiada no BAM. A pesquisa é organizada em 11 departamentos que por sua vez são compostos de divisões atuando em áreas específicas nas temáticas de Energia, Infraestrutura, Ambiente, Materiais, Química e Engenharia de Processos.