Seminário sobre células a combustível de óxido sólido (SOFC)

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece no dia 9 de fevereiro de 2026, seminário sobre o funcionamento, desafios tecnológicos e perspectivas para a energia limpa com células a combustível de óxido sólido (SOFC).  O seminário será ministrado on-line por  Fabiana Matos de Oliveira, pós-graduanda junto ao IQSC.

Imagem: Thomas Meier/Pixabay

As células a combustível de óxido sólido (SOFC) são sistemas eletroquímicos avançados capazes de converter energia química diretamente em energia elétrica, com alta eficiência, baixa emissão de poluentes, possibilidade de cogeração de calor e eletricidade e grande flexibilidade quanto ao combustível.

No entanto, as SOFC ainda enfrentam desafios importantes, como as altas temperaturas de operação, que provocam a degradação dos materiais, limitando a durabilidade dos sistemas. As perspectivas futuras das SOFC estão fortemente ligadas ao desenvolvimento de novos materiais e arquiteturas que permitam reduzir a temperatura de operação e aumentar a estabilidade.

Nesse contexto, as pesquisas têm se concentrado em eletrólitos mais condutores, eletrodos com maior atividade catalítica e maior resistência à degradação, além do uso de perovskitas e fases do tipo Ruddlesden-Popper.

Agende:

“Células a combustível de óxido sólido (SOFC): funcionamento, desafios tecnológicos e perspectivas para a energia limpa”
09/02/2026, 14h, através do Google Meet
Inscrições:  clique aqui
Vagas limitadas.

com informações de Fabiana M. de Oliveira

VEJA TAMBÉM ...