Servidores do IAU visitam Museu Paulista em São Paulo

Passeio faz parte das comemorações pelos 90 anos da USP. Local guarda obras de arte que retratam importantes episódios históricos do país

Servidores técnico-administrativos do IAU visitam Museu do Ipiranga em São Paulo

Na última sexta-feira (26), os servidores técnico-administrativos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), do Campus USP São Carlos, realizaram uma visita guiada ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).

A visita ao Museu do Ipiranga, como o local também é conhecido, faz parte das comemorações pelos 90 anos da USP. No monumento-edifício, há quadros que contam a história do país, como O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, o retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, de Domenico Failutti, além de esculturas dos Bandeirantes.

Obra “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, no Museu Paulista, em São Paulo

“Uma coisa que me chamou a atenção foram os quadros expostos que retratavam a caminhada dos Bandeirantes e os comentários absolutamente pertinentes dos guias sobre os Bandeirantes”, disse o servidor técnico-administrativo Sérgio Celestini.

Na escadaria do Museu, há globos de vidro sobre estruturas, como suportes, que contêm águas de diferentes rios brasileiros, como o Rio Amazonas, o Rio Paraná e o Rio São Francisco.

Reservatórios de vidro guardam água dos principais rios brasileiros no Museu do Ipiranga, em São Paulo

A oportunidade foi aberta a todos os servidores do IAU e teve, como objetivo, o reforço do pertencimento dos técnicos-administrativos à universidade, bem como o fomento à cultura e extensão. Após o passeio, os servidores encerraram a programação com um jantar. 

Servidores do IAU participam de visita guiada ao Museu Paulista, em São Paulo

Informações sobre o projeto

Servidores do IAU participam de visita guiada ao Museu do Ipiranga em São Paulo

A iniciativa surgiu do Projeto 26/07/2024 – Dia do Bem-Estar e Pertencimento dos servidores técnico-administrativos do IAU, redigido pelo servidor Bruno Sevciuc e aprovado pela Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) dentro do Edital 04/2023 da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, que distribuiu recursos às unidades da USP tendo como objetivo “apoiar financeiramente projetos que demonstrem, de maneira clara e objetiva, vínculos com ações que estimulem, no âmbito da USP, a construção do pertencimento associado ao bem-estar físico, mental e social dos servidores técnico-administrativos.”   

A iniciativa contou com o apoio financeiro da Diretoria do IAU para o pagamento de diária e autorização de trabalho externo aos servidores, da Comissão de Inclusão e Pertencimento do Instituto na organização do evento, e da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), com apoio financeiro para o transporte.

VEJA TAMBÉM ...