Equipes do Instituto conquistaram a primeira e a segunda colocação na regional de Piracicaba e participarão da final nacional da disputa, que acontecerá em Foz do Iguaçu dias 10 e 11 de novembro
No último sábado, 9 de setembro, enquanto a maioria dos estudantes curtia o feriado prolongado descansando, um grupo de 21 alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, divertia-se enfrentando uma maratona de desafios de programação. Eles estavam em Piracicaba participando da etapa regional da Maratona de Programação.
Em Piracicaba, 45 times disputaram a regional. Em todo o Brasil, 837 equipes participaram da Maratona e os resultados obtidos pelo ICMC possibilitaram, em âmbito nacional, que a equipe Tô nem Vendo se classificasse em terceiro lugar e a equipe Trei Linha conquistasse a nona colocação. Ambas garantiram vagas para a final brasileira da Maratona, que ocorrerá em Foz do Iguaçu dias 10 e 11 de novembro.
O professor João Batista, que coordena o Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA) do ICMC, acompanhou os estudantes durante o desafio em Piracicaba. Segundo ele, os resultados foram ótimos e o ICMC só não levará três times para a final nacional porque as regras impossibilitam que uma unidade de ensino e pesquisa tenha mais do que duas equipes na final.
O professor explica que a vaga na nacional é conquistada por quem fica nos 15 primeiros lugares na classificação geral. Além disso, cada etapa regional classifica também dois times para a final. “No caso do ICMC, ficamos em terceiro e nono lugar na pontuação nacional. Como havíamos conquistado o primeiro e segundo lugar na etapa local, essas vagas ficaram disponíveis para as equipes que estavam em terceiro e quarto lugar em Piracicaba”, conta o professor. Como em quarto lugar estava outra equipe do ICMC (BLA), a vaga na nacional foi concedida ao time que conquistou a quinta colocação.
Entre os estudantes do ICMC que irão para final nacional estão Cezar Guimarães, Guilherme Tubone e Victor Forbes – do time Tô Nem Vendo, que teve como técnico Nicolas Oe –, e Lucas Pacheco, Rodrigo Weigert e Samuel Ferreira – do time Trei Linha, que foi orientado por Danilo Tedeschi. Já os estudantes Bárbara Souza, Gabriel Pinto de Camargo e Lucas Turci são da equipe BLÁ. “A Bárbara é a única estudante do ICMC que, este ano, participou das competições de programação, um universo marcadamente masculino. Gostaríamos de incentivar mais mulheres a se engajarem na Maratona e no GEMA”, convida o professor João Batista. As equipes melhor classificadas na etapa nacional disputarão a final mundial da competição em Beijing, na China, de 15 a 20 de abril do próximo ano.
“Apesar da regional ser só uma etapa classificatória para a nacional, acredito que esses resultados demonstram como nossos times estão aptos a disputar uma colocação entre os melhores times na próxima fase e têm plena condição de trazer um bom resultado para o ICMC”, revela Bruno Sanches, integrante do GEMA. “O desempenho que se pode ver na regional é o resultado de uma combinação de dedicação contínua de várias gerações para fortalecer a cultura da Maratona de Programação dentro do ICMC e também do trabalho duro que os membros desses dois times tiveram ao longo dos anos”, finaliza.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Mais informações
Site da Maratona: http://maratona.ime.usp.br
Pontuação regional: http://maratona.ime.usp.br/prim-fase17/sppi.pdf
Pontuação nacional: http://www.bombonera.org/score2017f1/score/#
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br