Em mais um exemplo de relevância da contribuição científica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) para todo o segmento, Mounir Khalil El Debs, professor sênior junto ao Departamento de Engenharia de Estruturas da universidade, recebeu o Prêmio Mete A. Sozen de Excelência em Pesquisa Estrutural, promovido pelo Instituto Americano de Concreto (ACI), uma das principais entidades mundiais da área de tecnologia do concreto e de estruturas de concreto. Em 52 edições da premiação, essa é a primeira vez que um autor brasileiro é condecorado.
A premiação acontece desde 1972 e é dada aos autores de artigos de destaque publicados no periódico ACI Structural Journal, que descrevam conquistas notáveis em pesquisa experimental ou analítica, que avancem a teoria ou prática da engenharia estrutural e, mais importante, recomendem como as pesquisas podem ser aplicadas ao projeto. O prêmio foi concedido ao docente da EESC por sua coautoria em artigo intitulado “Transição entre cisalhamento e punção em lajes de concreto armado: revisão e previsões com expressões de código ACI”, veiculado na edição de março de 2023 da publicação científica, considerada uma das mais antigas e mais conceituadas na área de estruturas de concreto.
“O artigo propõe uma estratégia relativamente simples e eficiente para a verificação da resistência ao cisalhamento de lajes de pontes considerando os diferentes mecanismos de ruptura possíveis para estas lajes. Do ponto de vista mais prático, a metodologia proposta visa indicar se lajes que foram projetadas décadas atrás para suportar veículos mais leves podem ser submetidas aos maiores carregamentos previstos nas normas técnicas atuais”, explica El Debs.
Para o professor, que entre graduação, pós-graduação e docência já soma 52 anos de EESC, “o prêmio demonstra como os resultados da pesquisa desenvolvida podem contribuir para a prática profissional em Engenharia de Estruturas e, mais importante, para o uso mais eficiente de recursos públicos na gestão e manutenção de pontes. Mais além, mostra como a pesquisa desenvolvida na nossa universidade está bem consolidada e competitiva internacionalmente na área de estruturas”.
O trabalho que gerou o prêmio foi desenvolvido ao longo do doutorado e pós-doutorado de Alex de Sousa, ambos financiados pela FAPESP, com colaboração da professora Eva Lantsoght (UFSQ e TU Delft). Em virtude do prêmio, os autores do trabalho foram convidados para apresentá-lo no ACI Fall Convention de 2024, que será realizado na Filadélfia, nos Estados Unidos, em novembro deste ano. Além desse prêmio, a pesquisa também recebeu menção honrosa no Prêmio Pós-Doc USP 2023.
Texto: Denis Dana (Ex-libris) para a Assessoria de Comunicação