O espetáculo inédito “Travessias Brasileiras” será apresentado em São Carlos, no dia 29 de outubro (quarta-feira), às 20h, no Salão de Eventos do Campus USP – Área 1. A proposta é promover um percurso multiartístico pelos diversos caminhos sonoros do Brasil, integrando coro, orquestra sinfônica e dança, em uma celebração da tradição e da invenção musical brasileira.

USP Filarmônica | Foto: André Estevão

Corpo de Ballet da Alma | Foto: Vinicius Barros
A montagem homenageia compositores que marcaram a história da música nacional, apresentando novas leituras e estreias mundiais de obras de Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Anacleto de Medeiros, Guerra-Peixe, Elomar Figueira Mello e Lucas Galon.
Sob a regência de Lucas Galon e a direção e coreografia de Marisol Gallo Antonelli, o espetáculo reúne a USP Filarmônica, o Corpo Experimental de Ballet da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e o Coro do Laboratório de Ópera Studio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP).

Marisol Gallo Antonelli – Direção e coreografia | Foto: Reprodução/Instagram

Lucas Galon – Regência e composição | Foto: André Estevão

Coral Ópera Studio | Foto: Christian Ferreira
“Mais do que um concerto, este é um projeto formativo para os corpos estáveis envolvidos. Com a integração das linguagens, o espetáculo pretende resgatar a riqueza rítmica da música nordestina, aliada a autores monumentais como Villa-Lobos e outros”, comenta o maestro Lucas Galon (FFCLRP-USP). Segundo ele, a parceria entre a USP Filarmônica, a ALMA e o Laboratório de Ópera Studio, reafirmam a vocação da universidade como espaço de invenção, experimentação e diálogo entre linguagens. “Nosso objetivo é difundir a música brasileira e valorizar o encontro entre o regional e o universal, o popular e o erudito, a dança e a música ao vivo.”
A coreógrafa e diretora artística do espetáculo, Marisol Gallo Antonelli, destaca que a integração entre as artes é essencial em um país marcado pela diversidade. “Unir o ballet e a orquestra em torno de obras brasileiras, especialmente em uma cidade do interior paulista, é uma forma de evidenciar a qualidade da produção local e de beneficiar artistas locais, que têm ali uma oportunidade de interagir e aprender com profissionais de excelência, além de resgatar a arte brasileira.”
Como de costume nos concertos da USP Filarmônica, a entrada é gratuita. Desta vez, não haverá distribuição de ingresso. O local possui 400 lugares e serão preenchidos conforme ordem de chegada. O no Salão de Eventos do Campus USP – Área 1 (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt).
“Travessias Brasileiras” é uma realização conjunta da USP Filarmônica, da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e do Departamento de Música da FFCLRP-USP, integrando a série Concertos USP, que acontece mensalmente em parceria com a Prefeitura do Campus da USP de São Carlos, o Instituto de Química de São Carlos (USP) e a Prefeitura Municipal de São Carlos.
Serviço
236º Concerto da USP Filarmônica
Espetáculo “Travessias Brasileiras”
Data: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Salão de Eventos do Campus USP – Área 1
Acesso pela Rua dos Inconfidentes, 85
OBS: Não haverá distribuição de ingressos, será por ordem de chegada. O local possui 400 lugares
Aberto ao público. Entrada gratuita
Notícia cadastrada por Sandra Zambon/IQSC



