TUSP Divulga: Espetáculo e oficina

Moscou para Principiantes se apresenta em São Carlos no dia 7 de setembro, no Teatro Municipal de São Carlos, como a parceria do Teatro da USP de São Carlos.

Inspirado em As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, o espetáculo Moscou para Principiantes, escrito e dirigido por Aline Filócomo, realiza uma circulação pelo interior paulista entre setembro e novembro de 2025.

Com Natacha Dias, Paula Arruda e Rita Grillo no elenco, a montagem foi contemplada pelo edital de Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais 27/2024. Serão ao todo 12 apresentações gratuitas em 6 cidades, sempre acompanhadas de bate-papo com o público, sessões com tradução simultânea em Libras e uma Oficina de Transcrição Poética, voltada para mulheres 60+ (mas com vagas para mulheres adultas de todas as idades).

As sessões serão  às 17h e 20h, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, com distribuição de ingressos gratuitos uma hora antes de cada sessão. Na véspera, dia 6, a Sala TUSP do Centro Cultural da USP recebe a oficina gratuita de Transcrição Poética.  As inscrições podem ser feitas pelo formulário:

https://forms.gle/mRA7BJmhgxLmuR6XA   ou pessoalmente, no dia da oficina.

Desde sua estreia, o espetáculo recebeu prêmios e reconhecimento em diferentes formatos, mantendo viva sua pesquisa dramatúrgica que combina poesia, humor e crítica social ao investigar os sentidos contemporâneos do trabalho e a possibilidade de criação de outras realidades possíveis.

Moscou Para Principiantes marca o início da trajetória da Boneca Russa | Cia de Teatro. Escrita e dirigida por Aline Filócomo, integrante da Cia Hiato, a obra foi publicada em 2020 pela Editora Javali e tem como base a transcrição poética de conversas realizadas em dois núcleos de mulheres: três atrizes em processo de criação e um grupo de aposentadas da terceira idade. Como nas bonecas russas que dão nome à companhia, camadas de ficção e realidade se sobrepõem: em cena, ora surgem Olga, Macha e Irina; ora, três idosas evocando memórias; ora, as próprias atrizes refletindo sobre desejos, frustrações e suas pequenas “moscous” pessoais. A linguagem dramatúrgica e cênica opera por tentativas, desvios e falhas, que também se associam a nossa atual dificuldade de compreensão das alteridades. Espaços de erro e incompletude se instalam como parte do discurso e da forma, propondo uma crítica sensível ao imperativo de produtividade que marca o mundo contemporâneo.

Oficina de Transcrição Poética

Conduzida por Aline Filócomo e pelas atrizes, a oficina gratuita propõe às mulheres 60+ a transformação de memórias pessoais, histórias esquecidas ou reinventadas em pequenas cenas. O encontro de três horas cria um espaço de ressignificação da memória, do desejo e da potência criativa em qualquer idade.

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia: Aline Filócomo. Elenco: Natacha Dias, Paula Arruda e Rita Grillo. Cenário e iluminação: Marisa Bentivegna. Figurino: Anne Cerutti. Projeção: Grissel Piguillem. Trilha sonora: Kuki Stolarski. Produção executiva: Yumi Ogino. | Direção Produção: Aura Cunha | Elephante Produções.

Por TUSP São Carlos

VEJA TAMBÉM ...