TUSP na Semana de Recepção aos Calouros

Para recepcionar os Calouros, o TUSP e o Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) prepararam uma programação especial. Além da Aula Experimental de dança-teatro que aconteceu na última segunda-feira, o Tusp trará nesta quarta-feira, dia 19, às 12h30, ao Palquinho do Caaso, a Companhia de Teatro-Dança Gumboot Dance, com o espetáculo YEBO.

O Gumboot Dance Brasil foi criado em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, que atuou na Cia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo por oito anos, onde conheceu a dança Gumboot* por meio do grupo Kholwa Brothers, da África do Sul.

Interessado no Gumboot, foi à África do Sul para intensificar sua pesquisa direto na fonte. Retornando ao Brasil, formou o Grupo Gumboot Dance Brasil, que, desde então, tem rodado por diversas cidades apresentando e ensinando a técnica. É o único grupo do país e um dos raros no mundo a pesquisar essa dança.

Yebo aborda a exploração tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério. É a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um alegre espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som conta as histórias dos poucos momentos de descanso e animação que esses trabalhadores tinham.
Não perca!

* Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Homens negros, com sua força de trabalho explorada pelos senhores do capital, lutavam para conquistar riquezas que jamais teriam para si, expondo suas vidas ao risco, distantes de suas aldeias e famílias, diariamente cavando buracos cada vez maiores, onde ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes

Por TUSP

VEJA TAMBÉM ...