Universidades públicas debaterão a importância da sua autonomia

Encontro na Universidade Estadual de Santa Catarina dá início a uma série de discussões em várias regiões do País

Imagem: Reprodução Seminário Autonomia Universitária/UDESC

“A autonomia dá à universidade a possibilidade de exercer a autogestão e tomar decisões próprias. É superimportante para que a universidade possa exercer a sua função”, disse ao Jornal da USP a professora Clerilei Aparecida Bier, vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), a propósito do seminário Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país, que a instituição promoverá no próximo dia 12 de junho, em Florianópolis, Santa Catarina.

Segundo seus organizadores, “o encontro irá reunir reitores de instituições públicas estaduais e federais, docentes, pesquisadores, lideranças políticas e representantes de órgãos públicos para debater o tema e propor caminhos para as instituições públicas de ensino brasileiras”.

Será o primeiro de uma série, “um em cada região do país, em que as universidades públicas dialogarão sobre o tema”.

Clarilei Aparecida Bier – Foto: Linkedin

O seminário contará com a presença do ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque; do professor da USP, Guilherme Ary Plonski; do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Irineu Manoel de Souza; do professor da Udesc, Adil Knackfuss Vaz; e da vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier. O chefe de gabinete da Reitoria da USP, professor Arlindo Phillipi Jr., comandará uma mesa-redonda sobre o tema com lideranças do Estado de Santa Catarina.

Segundo a vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, “há seis anos perdemos, na prática, a autonomia na medida em que passamos a ter que submeter nossos orçamentos ao GGG, o Grupo Gestor do Governo do Estado”. Para Bier, “a reunião poderá ser um ponto de inflexão, que fortaleça os reitores das diversas universidades do país no convencimento dos poderes executivos e legislativos da relevância do pleno exercício da autonomia universitária”.

O canal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina no YouTube transmitirá o encontro. O próximo encontro do ciclo será organizado pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com data a ser confirmada.

Por Jornal da USP