Urbanicidades 2022: “A Última Floresta”

O LEAUC – Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo – promove esta edição do projeto Urbanicidades em parceria com a Comissão de Cultura e Extensão do IAU USP e com o SESC São Carlos.

Intitulada Repensando Brasis, convida à reflexão sobre as múltiplas identidades que constituem os nossos Brasis, sob as lentes do cinema  e suas interlocuções com momentos decisivos da cultura nacional. Dividida em dois módulos, o primeiro, Retratos do Brasil, discutiu algumas identidades nacionais trazidas pela Semana de 1922 e de que forma elas ecoaram para as décadas seguintes. Já o segundo módulo, Brasis de hoje e de amanhã,  se envereda pelas diversas nuances de nossas identidades, pondo em discussão nosso legado sociocultural e o Brasil que queremos ser.

A terceira sessão deste segundo módulo vai apresentar o filme A Última Floresta (2021, 1h14) que retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.

Após a exibição do filme teremos um debate com a presença de dois convidados: Shelley Barreto, Liderança do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar, e Ruy Sardinha, Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O evento presencial vai acontecer no Teatro do SESC São Carlos, no dia 11/10, às 19 horas, com venda de ingressos na bilheteria do SESC. O Sesc São Carlos irá disponibilizar, em número limitado, uma cota de cortesias gratuitas para a comunidade acadêmica do IAU-USP e da UFSCar através de uma lista de nomes encaminhada previamente.

Aos interessados em participar do evento, solicitamos que seja preenchido o formulário de inscrição até o dia 11/10/22, às 12 horas ou até as vagas serem preenchidas. O ingresso cortesia deve ser retirado no dia da sessão, com no mínimo 15 minutos de antecedência, sendo necessário portar um documento oficial com foto e a carteirinha USP para a realização da conferência das informações junto à portaria do teatro do Sesc.

Os participantes que quiserem Certificado como ouvinte, deverão participar de duas ou mais sessões do segundo módulo do Ciclo e preencher o Formulário de Participação que será disponibilizado no dia da sessão.

Nos vemos por lá.

Por IAU

VEJA TAMBÉM ...