USP continua sendo a universidade brasileira mais comprometida com objetivos sustentáveis

Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking THE University Impact avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU

Ranking THE Impact 2024 – Imagem extraída de : https://www.timeshighereducation.com/

Classificada no grupo 101-200, a USP é a universidade brasileira mais bem posicionada no THE University Impact Ranking, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado hoje, dia 12 de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

A avaliação leva em conta o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, contribuindo para um futuro mais sustentável e enfrentando questões como inclusão social, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Nesta edição, mais de 2.100 instituições de 125 países participaram da avaliação – cerca de 600 universidades a mais do que em 2023. Pelo terceiro ano consecutivo, o topo da lista ficou com a Western Sydney University (Austrália), seguida pela University of Manchester (Reino Unido) e pela Universidade da Tasmânia (Austrália).

O Brasil teve 55 instituições avaliadas e, além da USP, classificada no grupo 101-200, as mais bem posicionadas foram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), todas no grupo 301-400.

Avaliação

O ranking analisa qualitativamente as evidências fornecidas pelas instituições em relação aos ODS, tais como notícias veiculadas na imprensa ou relatórios de prestação de contas de projetos finalizados, que devem mostrar claramente a ação das universidades em cada um dos 17 objetivos.

Para a classificação final são considerados apenas os três ODS em que a instituição tenha obtido a maior pontuação e o ODS Parcerias e Meios de Implementação, que é obrigatório. Na pontuação geral, a USP atingiu entre 84-89,1 pontos de um total de 100.

Em quatro dos 17 itens avaliados, a Universidade ficou entre as 100 melhores instituições do mundo: 56º lugar no objetivo Trabalho e crescimento econômico; 58º no objetivo Fome zero; 60º em Indústria, inovação e infraestrutura; e 94º em Energia limpa.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Confira, na tabela abaixo, a posição alcançada pela USP em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Times Higher Education Impact Ranking 2024

17 Parcerias e meios de implementação 401-600

Objetivo 8

56º Posição global

Promover oportunidades de emprego produtivo, ambientes de trabalho seguros e crescimento econômico

Objetivo 2

58º Posição global

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 9

60º Posição global

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 7

94º Posição global

Erradicação da pobreza de todas as formas em qualquer lugar.

Texto: Erika Yamamoto
Arte: Simone Gomes