USP e CNPEM assinam acordo e lançam chamada conjunta para bolsas de doutorado e pós-doutorado

As bolsas são para pesquisadores atuarem em projetos conjuntos nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da saúde

(A partir da esquerda) Rodrigo Calado, Ana Estela Haddad, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Antonio Roque e Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) lançaram uma chamada conjunta de bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado para atuarem em propostas de pesquisa científica colaborativa realizadas com pesquisadores das duas instituições.

A chamada concederá 20 bolsas de doutorado no valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Também oferecerá dez bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período.

Os pesquisadores atuarão em projetos em colaboração, submetidos por pares de pesquisadores da USP e do CNPEM, nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da saúde.

“Essa chamada, envolvendo várias áreas dentro da USP, proporciona aos nossos alunos de pós-graduação uma atuação conjunta com o CNPEM e também permite que os pesquisadores do CNPEM sejam credenciados junto aos nossos programas de pós-graduação. É o início de uma parceria futura muito maior”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado.

Os temas das propostas de pesquisa deverão se encaixar em uma das áreas estratégicas do CNPEM (saúde, sustentabilidade e biodiversidade, energias renováveis ou materiais renováveis) ou em uma de suas competências transversais (aceleradores de partículas, bioimagens, biologia molecular e estrutural, caracterização em nanoescala, ciência com luz síncrotron, engenharia e instrumentação científica, micro e nanofabricação, síntese, teoria e ciência de dados).

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig, lembrou que “no começo do ano, uma comitiva da USP visitou o CNPEM, e ficamos entusiasmados com a grande convergência da atuação das duas instituições. Ficou clara a necessidade de estreitarmos nossos laços e esse programa de bolsas foi criado para estimular pesquisas conjuntas por meio da formação qualificada de pessoal”.

As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de julho, pela internet. Para mais informações, acesse o edital disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou entre em contato pelos e-mails prpg@usp.br e prpi@usp.br.

A previsão é que um segundo edital para bolsas seja publicado no segundo semestre.

Parceria

A chamada conjunta de bolsas é a primeira iniciativa criada no âmbito do acordo de cooperação de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e científico, assinado ontem, dia 24 de junho, pela USP e pelo CNPEM.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre USP e CNPEM foi assinado no dia 24 de junho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Poucos países do mundo têm uma ferramenta para pesquisa tão poderosa quanto o Sirius e os laboratórios de ponta do CNPEM, que é um modelo para o País de como fazer ciência de qualidade. A população brasileira tem muito a ganhar com essa parceria entre USP e CNPEM”, comemorou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O documento estabelece condições para a construção de uma ampla cooperação científica e tecnológica entre as duas instituições, com o objetivo de desenvolver pesquisas conjuntas, promover o intercâmbio de pesquisadores em cursos de pós-graduação e estágios pós-doutorais, oferecer capacitação de recursos humanos e transferência de tecnologia.

Para o diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, “esperamos que essa parceria com a USP traga pesquisadores que tenham ideias desafiadoras para resolver os problemas do Brasil e do mundo, competindo de igual para igual com qualquer outro país. Nosso desafio é ter bons projetos, gerando conhecimento e inovação”.

A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada na Sala do Conselho Universitário da USP e contou com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Ana Estela Haddad; além de pesquisadores e dirigentes das duas instituições.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Sirius

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é uma instituição científica de fronteira, que compõe um ambiente de pesquisa multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Responsável pelo Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo e maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM atualmente desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos.

O centro atua em áreas como nanotecnologia, biociências, biotecnologia, biorrenováveis e instrumentação científica, oferecendo infraestrutura e expertise para a comunidade científica, e promovendo pesquisa interna, inovação, treinamento e extensão.

Como organização social, o CNPEM é supervisionado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, e colabora com outros parceiros para enfrentar desafios estratégicos e demandas emergentes.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...