A data foi instituída em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza
O movimento “ElesPorElas” [HeForShe], desenvolvido pela ONU Mulheres, instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres, lançou uma campanha para celebrar o Dia Internacional da Solidariedade Humana, comemorado anualmente em 20 de dezembro.
A data foi instituída pela ONU em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).
Uma das peças da campanha é um vídeo com depoimentos de representantes de universidades, empresas e governos que integram o movimento. A USP, que é a única instituição latino-americana a fazer parte do projeto, foi representada pelo reitor Vahan Agopyan.
Assista, a seguir, ao vídeo da campanha, que conta com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.
Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP