Com seu melhor desempenho, a Universidade conquistou 15 prêmios e 20 menções honrosas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2022, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2021. A USP foi a instituição com maior número de distinções: do total de 49 trabalhos premiados pela Capes, 15 são da USP, que tem outras 20 teses distinguidas com menções honrosas.
“Esse é o melhor desempenho da USP, o que demonstra a qualidade da nossa pós-graduação e o reconhecimento nacional e internacional. É um grande estímulo para todos nós e evidencia não só a qualidade das pesquisas desenvolvidas na Universidade, mas também serve de indicador da nossa qualidade para aquele aluno que ainda não decidiu onde fazer seu curso de pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva.
Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.
Dos trabalhos agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.
Confira, no quadro abaixo, a relação das teses premiadas da USP. Clique aqui para acessar a lista geral dos agraciados e dos trabalhos que receberam menções honrosas.
Prêmio Capes de Tese 2022
Por Erika Yamamoto – Jornal da USP