Os consórcios acadêmicos desenvolverão atividades integradas e inovadoras voltadas para novos modelos de ensino de Graduação

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A Pró-Reitoria de Graduação está selecionando projetos para a criação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG), com o objetivo de desenvolver atividades integradas e inovadoras, voltadas para a construção de um novo formato de ensino no pós-pandemia.
Ao todo, serão investidos R$ 1,5 milhão, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação. Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.
O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.
“A ideia é ampliar a cooperação entre cursos e unidades da USP e estimular a comunidade acadêmica a desenvolver novos modelos de ensino, que atendam ao ensino pós-pandemia e garantam a manutenção da excelência do ensino de graduação”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Edital
As inscrições para o Edital Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG) vão até o dia 15 de janeiro de 2021 e devem ser feitas por meio de um formulário específico. O edital está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.
Os CAEG devem ser compostos por unidades de diferentes campi da USP e atuar em uma das quatro áreas:
- Inovação e integração docente no Ensino de Graduação: compartilhamento de experiências de ensino no formato híbrido e em disciplinas de caráter específico para a formação de professores
- Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030: ações inovadoras no projeto pedagógico dos cursos de licenciatura e elaboração de pesquisas aplicadas aos Ensinos Fundamental e Médio
- Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação: ferramentas ou indicadores para avaliar a qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação da USP
- Política de inclusão e o ingresso na USP: estratégias, recursos ou ferramentas para diferenciar e promover a política de ingresso na Universidade.