Serão três noites gratuitas repletas de muita ciência, cultura e diversão, sempre começando às 18 horas com uma apresentação musical, e prosseguindo com uma sequência de dois bate-papos sobre assuntos como inteligência artificial, agricultura espacial e enchentes
Um forró da matemática seguido por um bate-papo sobre a estranheza da mecânica quântica. Esses são os dois temas que vão abrir o festival de comunicação pública da ciência Pint of Science em São Carlos, na noite de 13 de maio, próxima segunda-feira.
Já na terça, dia 14, é a vez de viajar pela agricultura espacial e também compreender como surgem os conflitos que rondam nossa paisagem, tais como as enchentes, por exemplo. Na última noite do festival, dia 15 de maio, quarta-feira, você terá a oportunidade descobrir o que pesquisa quem estuda as ciências humanas e terá a oportunidade de debater os limites e as possibilidades da inteligência artificial.
Todo esse conhecimento poderá ser saboreado gratuitamente, basta você se acomodar na arena instalada na Praça da XV, no centro da cidade. E se quiser, literalmente, saciar sua sede e sua fome, basta andar pela redondeza e prestigiar as delícias da Feira de Economia Solidária.
Serão três noites gratuitas repletas de muita ciência, cultura e diversão, sempre começando às 18 horas com uma apresentação musical, e prosseguindo com uma sequência de dois bate-papos: o primeiro iniciando às 19 horas e o segundo, às 20h30. Durante os bate-papos, a população terá a oportunidade de conversar diretamente com pesquisadores da cidade que estão trabalhando para gerar novos conhecimentos e tecnologias em diferentes áreas do saber. Gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada, o festival não demanda inscrições prévias.
Juntos com o mundo – Quem estiver na Praça da XV durante o evento viverá uma experiência única, em conexão com pessoas que participarão do festival em outros 24 países do mundo e 178 cidades brasileiras. Nascido em Londres, em maio de 2013, o festival Pint of Science chegou ao Brasil em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, colocou a cidade no mapa da iniciativa.
De lá para cá, muita coisa mudou: o festival ganhou o Brasil. Este ano, nosso país ocupa o primeiro lugar no pódio: a edição brasileira do evento é a maior do mundo. Em seguida, vem a Espanha, que fará o festival em 66 cidades; seguida pela França, com 52 cidades.
Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência divertida para ampliação dos conhecimentos de todos os participantes.
Ação Ciência em Movimento – Nas manhãs e tardes dos dias 13, 14 e 15, a ciência também vai, literalmente, circular pela cidade de São Carlos. Grupos de cientistas da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vão percorrer os ônibus do transporte coletivo do município para falar sobre suas pesquisas com passageiras e passageiros, promovendo a ação Ciência em Movimento.
Oficina Ciência em Cartaz – No último dia do festival, na noite do dia 15 de maio, serão oferecidas, ainda, duas edições gratuitas da oficina Ciência em Cartaz. A oficina é um convite para que pessoas de todas as idades, por meio de uma atividade totalmente lúdica, reflitam e criem colagens sobre inteligência artificial. A partir de grafismos, letras, fotos e ilustrações, a população poderá usar colas e tesouras para produzir imagens inspiradas nas possibilidades e limitações da inteligência artificial.
Serão disponibilizadas 40 vagas para quem deseja participar da oficina que terá início às 19 horas e mais 40 vagas para quem preferir iniciar a atividade às 20h30. As duas turmas confeccionarão os cartazes dentro da própria tenda montada para abrigar o festival, na Praça da XV, sob a coordenação da artista visual Priscila Belloti. A oficina é a única atividade que demanda inscrições prévias, por meio deste formulário: icmc.usp.br/e/adf74.
Muitas parcerias – Realizado nas edições anteriores em bares e restaurantes de São Carlos, este ano, pela primeira vez, o Pint of Science acontecerá na Praça da XV, o que só foi possível graças às diversas parcerias estabelecidas pela comissão organizadora do evento, que é coordenado pelo ICMC.
Além de apoio e recursos da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa conta com a colaboração de diversas outras secretarias municipais, das duas unidades da Embrapa sediadas na cidade (Instrumentação e Pecuária Sudeste), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, do Instituto Angelim, do CICBEU São Carlos, da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e da empresa Iglu.
Além disso, diversos centros de pesquisa, laboratórios, núcleos e grupos da UFSCar e da USP colaboram com a iniciativa, tais como: o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV); o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI); o Centro de Inteligência Artificial (C4AI); o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF); o Instituto da Cultura Científica (ICC); o Laboratório de Interatividade (LAbI); o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE); o Centro Cultural da USP São Carlos; o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP São Carlos (GCACEX).
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Mais informações
Site do evento: https://pintofscience.com.br/events/saocarlos
Assessoria de Comunicação do ICMC/USP: (11) 9.9125.9459
E-mail: denise@icmc.usp.br