Disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, plataforma JoVE de engenharia oferece vídeos científicos que demonstram experimentos e técnicas laboratoriais, facilitando o aprendizado prático

Experimentos na área de engenhara eletrônica estão disponíveis na plataforma JoVE – Foto: Reprodução/Plataforma JoVE
A capacidade de reprodução de experimentos e o trabalho de aprendizagem de novas técnicas experimentais são alguns dos maiores desafios da comunidade científica. Para ajudar nesse processo, alunos, professores e pesquisadores vinculados à USP podem contar com a plataforma JoVE (Journal of Visualized Experiments) na área de engenharia, que é uma biblioteca digital que publica vídeos científicos revisados por pares, disponível neste link. O acesso é possível pelas redes internas nos campi da USP ou por conexão VPN (Virtual Private Network).
Viabilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, a JoVE na área de engenharia oferece demonstrações experimentais, protocolos laboratoriais e aplicações práticas voltadas para diversas disciplinas, além da introdução de conceitos fundamentais de cada área. A plataforma também disponibiliza vídeos de capítulos de obras internacionalmente reconhecidas como referência nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths).
A Coleção sobre Engenharia oferece demonstrações visuais e explicações detalhadas que abrangem diversas disciplinas da engenharia:
- Engenharia Elétrica: mostra as melhores práticas para equipamentos comumente usados em um laboratório de elétrica e elementos como indutores, transformadores, conversores, retificadores e inversores.
- Engenharia Mecânica: apresenta uma variedade de conceitos essenciais para entender e projetar sistemas mecânicos. Cada vídeo examina um tópico específico e descreve métodos analíticos fundamentais empregados para entender comportamentos físicos.
- Engenharia Química: apresenta os procedimentos operacionais necessários de vários aparelhos, como o secador de bandejas e o viscosímetro.
- Engenharia Estrutural: apresenta conceitos e protocolos fundamentais para a caracterização de materiais, com ênfase específica em materiais de construção comuns, como aço, madeira e concreto.
- Engenharia Biomédica: foco em técnicas de imagem para visualizar e detectar condições médicas, métodos para quantificar a tensão biomecânica e modelagem computacional para simular o fluxo sanguíneo.
- Engenharia de Materiais: apresenta métodos de ponta para análise e caracterização de materiais, além de materiais e processos avançados para novas tecnologias e aplicações.
- Engenharia Aeronáutica: foco em métodos para avaliar o desempenho aerodinâmico, técnicas para visualizar padrões de fluxo subsônico e supersônico e procedimentos para calibrar sistemas de medição para controle de voo em tempo real.
- Bioengenharia: produção de biomateriais, culturas histotípicas e de órgãos inteiros, técnicas de bioprocessamento e os complexos campos de nível de sistema de bioMEMs e biosensoriamento.
Experimentos
Um dos vídeos na área de engenharia elétrica, por exemplo, trata das Precauções de segurança elétrica e equipamentos básicos que apresenta diretrizes para a segurança em laboratórios e operações experimentais, ressaltando a necessidade de seguir regulamentações locais. Também descreve os principais dispositivos utilizados em experimentos com máquinas elétricas e eletrônicos de energia, enquanto circuitos e aparelhos específicos são detalhados conforme cada experimento.

Vídeo aborda segurança em laboratórios e operações experimentais – Foto: Reprodução/Plataforma JoVE
Em outro vídeo, na área de engenharia biomédica, é explicado um experimento de Resistência à tração de biomateriais reabsorvíveis em que é avaliada a resistência de suturas bioabsorvíveis em diferentes níveis de pH ao longo de cinco semanas. “O estudo foi conduzido in vitro, sem considerar a degradação enzimática, mas reforça a importância da pesquisa sobre a durabilidade das suturas, fundamentais para procedimentos cirúrgicos internos”, explicam os autores do experimento.

Experimento avalia resistência de suturas bioabsorvíveis – Foto: Reprodução/Plataforma JoVE

Foto: Reprodução/Plataforma JoVE
Como acessar a plataforma
O acesso à JoVE é possível a partir do uso de endereço de IP de computador USP autorizado nos campi da Universidade ou mediante acesso remoto VPN (Virtual Private Network). Não é necessário fazer login, nem criar uma conta, basta acessar a página https://app.jove.com/pt/education/engineering que a consulta aos vídeos já fica disponível.
O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.
Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links: VPN USPnet no Windows, VPN USPnet no Mac, VPN USPnet no Linux, VPN USPnet no iPhone / iPad, VPN USPnet no Android. Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio clicando aqui.
A plataforma JoVE na área de engenharia está disponível neste link.
Por Jornal da USP