“VIII Encontro de Pesquisas de Doutorado do Departamento de Engenharia de Estruturas” foi realizado com sucesso

Entre os dias 6 e 7 de novembro, foi realizado o VIII Encontro de Pesquisas de Doutorado do Departamento de Engenharia de Estruturas (ENDOSET 2017)no auditório do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

eesc endoset

A exemplo das edições anteriores, foram realizadas apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, englobando pesquisas em desenvolvimento e em fase de conclusão, com objetivo de promover a interação entre os pesquisadores e possíveis contribuições entre os trabalhos das diferentes áreas.

Também fez parte da programação desta oitava edição uma sessão especial com os alunos e pós-doutorandos que fizeram intercâmbio, na qual eles foram convidados a compartilhar suas experiências no exterior e tirar as dúvidas daqueles que ainda não tiveram essa oportunidade.

Além das apresentações dos alunos, o encontro reuniu dois egressos do Programa que contaram suas experiências profissionais: o Coordenador de Projetos Metro-Ferroviários na ENGECORPS / TYPSA, Alexandre Luis Sudano, e o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, Gustavo Henrique Siqueira.

Completando a programação, o membro do Conselho Superior da FAPESP e professor da EESC, João Fernando Gomes de Oliveira, ministrou a palestra intitulada O Futuro da Pesquisa nas Universidades: Necessidade urgente de novos paradigmas de governança planejamento e gestão, e o coordenador da área de Engenharia na FAPESP e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, Holmer Savastano Junior, proferiu a apresentação Uma visão da importância da pós-graduação e das pesquisas na construção civil no Brasil.

Histórico do evento

A primeira edição do ENDOSET aconteceu em 1999, como um esforço do então coordenador do Programa e docente do SET, Sergio Persival Baroncini Proença. O balanço positivo da experiência inicial propiciou a reedição do evento nos anos de 2001, 2006, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.

Mais informações:
Departamento de Engenharia de Estruturas
E-mail: departamento.estruturas@eesc.usp.br

Clique aqui para ver a galeria de imagens

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Masaki Kawabata Neto e Clayton Pereira da Silva