Workshop – “Explorando Dados Científicos: Introdução às técnicas bibliométricas com o Bibliometrix”

Como parte da programação do 38º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (CICTE), que integra as atividades da primeira fase do 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), será oferecido o workshop Explorando Dados Científicos: Introdução às técnicas bibliométricas com o Bibliometrix.

Sua realização será no dia 25 de outubro, das 9h às 12h. Nele, será apresentada uma introdução prática à análise bibliométrica, destacando seu papel essencial no mapeamento e na avaliação de publicações científicas. Espera-se que os alunos aprendam na prática todo o processo bibliométrico, que abrange desde a busca por metadados científicos até a sua análise por meio de gráficos e ferramentas descritivas contidas no ambiente Bibliometrix. Ao final, os participantes terão uma visão clara de como aplicar a análise bibliométrica para identificar tendências, lacunas de pesquisa e principais influências no campo estudado.

Por ter vagas limitadas, para participar é necessário fazer inscrição por meio do link: https://forms.gle/hRNymsbdnjegsPub6

Palestrantes:
Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos (Universidade Federal de Alfenas)
Prof. Dr. André Luiz Romano (Universidade Federal de Alfenas)

Tópicos a serem abordados:

• Busca de Palavras-chave e Extração de Metadados – nessa etapa, será demonstrado como realizar buscas eficientes por palavras-chave em bases de dados científicas, como Scopus e Web of Science. O foco será na extração de metadados relevantes à literatura de um determinado tema.

• Instalação e Configuração do Bibliometrix no RStudio – será abordado o passo a passo para instalação e configuração do RStudio e da biblioteca Bibliometrix. O público terá a oportunidade de conhecer funcionalidades dessa ferramenta amplamente utilizada para a análise de dados bibliométricos no ambiente R.

• Análise e Visualização de Dados Bibliométricos – etapa dedicada à prática, explorando funcionalidades do Bibliometrix para a geração e interpretação de dados que facilitam o mapeamento da literatura. Serão apresentados exemplos de análise de redes de coautoria, cocitações e palavras-chave, além de indicadores bibliométricos, como fator de impacto e evolução temporal das publicações.

Local: Laboratório de Ensino Informatizado (LEI-SEL) Maior, no 3o andar do prédio dos laboratórios de ensino do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Público-alvo: Estudantes de todas as áreas de atuação e que tenham interesse na iniciação à pesquisa.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.

Carga horária: A palestra possui uma carga horária de três horas

Mais informações: cpq@eesc.usp.br