XIV Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico

O Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam o XIV Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico: Self Innovation: mudando você mesmo para inovar, no período de 8 a 29 de maio.

Continuando com o objetivo de promover a discussão sobre temas relacionados à inovação e empreendedorismo e avançando na temática iniciada em 2018 que tratou dos “aspectos humanos da inovação”, nesta edição o Ciclo de Palestras abordará, principalmente, competências e habilidades necessárias para a inovação pessoal para o desenvolvimento de carreiras profissionais e voltadas para o empreendedorismo.

Nesse sentido, é importante que a Universidade como agente propulsor de mudanças esteja engajada na preparação de recursos humanos, com competências diversas, voltados para a inovação e ao empreendedorismo.

– 1ª Mesa-redonda – 8/5  Self innovation e Cultura maker

O objetivo é apresentar as mudanças, alternativas para perceber o mundo desenvolvendo o autoconhecimento para primeiro ser inovador internamente e, posteriormente, inovar no externo, nos negócios. E, ainda como a cultura maker pode fazer a diferença em processos de inovação, e como já vem sendo utilizada em corporações pelo mundo. Será o movimento maker uma nova era de fabricação, em que uma rede de comunidades descentralizadas produzem, criam e projetam produtos exclusivos vendidos on-line para um nicho de mercado de consumidores?

Participam da mesa: André Coimbra Felix Cardoso (Docente do Curso de Administração da UFSCar/Sorocaba e Coordenador Geral do MBI – Master in Business Innovation/UFSCar) e Rafael Vidal Aroca (Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar)

– 2ª Mesa-redonda – 15/5 – Comunicação não violenta na prática

O objetivo do encontro é promover reflexões para ampliar a consciência em relação à forma como nos comunicamos, e como isso impacta nossos relacionamentos ajudando cada pessoa a associar os conceitos da CNV ao cotidiano, evitando conflitos desnecessários entre colegas, familiares e pessoas com opiniões ou culturas diferentes.

Participam da mesa: Priscila Mattos de Assumpção (Mestre em Liderança Organizacional, Mediadora, Terapeuta Somática – Colabora Now) e Antonio Fais (Escritor, Filósofo – Editora Literatos)

– 3ª Mesa-redonda – 22/5 –  Trabalho em equipe e gestão do tempo

O objetivo é discutir como a participação em atividades extracurriculares oportuniza o desenvolvimento de características pessoais necessárias para o trabalho em equipe, tanto na vida escolar como profissional. Dado o desafio de buscar uma melhor qualidade de vida em meio a inúmeros compromissos, serão apresentadas algumas ferramentas de organização e administração do tempo (GTD e Bullet Journal) que podem ser aplicadas ao ambiente acadêmico.

Participam da mesa: Bráulio Salumão de Oliveira (Doutorando do PPGCEM/UFSCar); Rayana Larissa Vasconcelos (Doutoranda do PPGCEM/UFSCar).

– 4ª. Mesa-redonda – 29/5 – Convivência social e Mindfulness (atenção plena)

O objetivo é apresentar um novo projeto da UFSCar no desenvolvimento de ações para consolidar-se como uma universidade empreendedora acolhendo interessados em desenvolver projetos de startups em um ambiente de coworking no interior da biblioteca universitária. E, também conhecer melhor a técnica da mindfulness – atenção plena – e como se beneficiar com sua prática regular, ajudando você a ter mais foco nas suas atividades diárias, melhor memória, resiliência e menos estresse.

Participam da mesa: Roniberto Morato do Amaral (Diretor do Sistema de Bibliotecas da UFSCar) e Victor Tapias (Bacharel em Direito, Mestrando em Psicologia, instrutor de mindfulness)

Informações gerais:

Local: Sala de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) no DEMa (área Norte do campus).

Horário: 9h00 – 11h30.

Realização conjunta: Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais); Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa).

Apoio: Departamento de Ciência da Informação (DCI) e Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET).

(*) Inscrições: http://www.nit.ufscar.br/ciclos

Certificados: para quem assistir, no mínimo a 3 encontros. Aberto ao público