Alunos apresentam protótipos de melhoria para serra de bancada

No dia 9 de junho, às 19 horas, no Anfiteatro Jorge Caron, os alunos de graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irão apresentar protótipos inovadores para uma ferramenta chamada serra de bancada, os quais foram desenvolvidos durante a disciplina SEP-0451 Ergonomia – oferecida pela professora do Departamento de Engenharia de Produção (SEP), Janaina Mascarenhas Hornos da Costa.

O desafio teve a parceria da empresa Fundição Brasileira de Metais (FBM), de São Carlos, e propôs a criação de um novo conceito para a serra de bancada dessa companhia. Primeiramente os alunos, divididos em grupos, tiveram a oportunidade de conhecer os usuários da peça a fim de compreenderem suas necessidades. Depois, durante o semestre, receberam aulas teóricas de ergonomia e puderam aplicar os conhecimentos em seus projetos.

Em uma terceira fase, cada grupo teve a chance de mostrar uma prévia das ideias à empresa e obter um ‘feedback’ dos pontos principais para o aperfeiçoamento do projeto e a montagem de um protótipo, que foi testado com usuários reais.

Essa apresentação irá finalizar o trabalho realizado durante todo o semestre letivo e eleger o melhor conceito exposto por meio de um júri composto pelo presidente da FBM, Ivan Vidal, convidados da empresa e professores da EESC.

O evento será gratuito e aberto ao público, não sendo necessário realizar inscrição.

Mais informações:
Professora Janaina Costa